
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Marianna Francisca Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Alves, Beatriz Nauali do Nascimento | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:52:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:52:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255969 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255969 | - |
| Descrição: dc.description | O corpo é um documento, pode ele ser uma dramaturgia? Partindo da noção depreendida da obra de Beatriz Nascimento sobre o corpo-documento, esta pesquisa visa compreender os modos pelos quais as camadas de significação física, simbólica e performativa do corpo de mulheres negras passam por um processo de transcriação à cena, paralelo à concepção de “orquestração sinfônica da raiva” de Audre Lorde (2021), revelando-se corpo-dramaturgia, ou ainda, Dramaturgia Furiosa. Buscamos ainda tecer relações entre estas corporeidades dramatúrgicas e as teorias sobre o Teatro Performativo de Josette Féral (2008; 2009) aplicando uma perspectiva racializada e genderizada. Para tanto, revisitamos os conceitos de “corpo” e “dramaturgia”, e realizamos a análise da obra de três artistas-autoras negras, a saber: Grace Passô em Vaga Carne (2016), Roberta Estrela D’Alva em Vai Te Catar! (2008), e a dramaturgia de minha autoria Desova: uma reza pro sol (2023). Transcorrendo sobre presença, performatividade, mulheridades e negritudes em cena, esta pesquisa investiga e evidencia o lugar cultural, social e político do corpo preto feminino enquanto dramaturgia cênica. | - |
| Descrição: dc.description | The body is a document, can it be a dramaturgy? Starting from the notion gleaned from the work of Beatriz Nascimento, on the "body-document", this research aims to understand the ways in which the layers of physical, symbolic, and performative significance of the body of black women go through a process of transcreation into the scene, parallel to the conception of "symphonic orchestration of anger" by Audre Lorde (2021), revealing itself as "body-dramaturgy", or even "Furious Dramaturgy". We also seek to weave relationships between these dramaturgical corporealities and the theories on Performative Theater by Josette Féral (2008; 2009) applying a racialized and gendered perspective. To this end, we revisited the concepts of "body" and "dramaturgy" and analyzed the work of three black artists-authors, namely: Grace Passô in Vaga Carne (2016), Roberta Estrela D'Alva in Vai Te Catar! (2008), and the dramaturgy written by me, Desova: uma reza pro sol (2023). Focusing on presence, performativity, womanhood, and blackness on stage, this research investigates and highlights the cultural, social, and political place of the black female body as a scenic dramaturgy. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artes cênicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Performance (Arte) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Corpo humano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Negros nas artes cênicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Negras | - |
| Título: dc.title | Dramaturgias furiosas: o corpo-dramaturgia de mulheres pretas e o teatro performativo | - |
| Título: dc.title | Furious Dramaturgies: the body-dramaturgy of black women and performative theater | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: