Dramaturgias furiosas: o corpo-dramaturgia de mulheres pretas e o teatro performativo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Marianna Francisca Martins-
Autor(es): dc.creatorAlves, Beatriz Nauali do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:52:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:52:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/255969-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255969-
Descrição: dc.descriptionO corpo é um documento, pode ele ser uma dramaturgia? Partindo da noção depreendida da obra de Beatriz Nascimento sobre o corpo-documento, esta pesquisa visa compreender os modos pelos quais as camadas de significação física, simbólica e performativa do corpo de mulheres negras passam por um processo de transcriação à cena, paralelo à concepção de “orquestração sinfônica da raiva” de Audre Lorde (2021), revelando-se corpo-dramaturgia, ou ainda, Dramaturgia Furiosa. Buscamos ainda tecer relações entre estas corporeidades dramatúrgicas e as teorias sobre o Teatro Performativo de Josette Féral (2008; 2009) aplicando uma perspectiva racializada e genderizada. Para tanto, revisitamos os conceitos de “corpo” e “dramaturgia”, e realizamos a análise da obra de três artistas-autoras negras, a saber: Grace Passô em Vaga Carne (2016), Roberta Estrela D’Alva em Vai Te Catar! (2008), e a dramaturgia de minha autoria Desova: uma reza pro sol (2023). Transcorrendo sobre presença, performatividade, mulheridades e negritudes em cena, esta pesquisa investiga e evidencia o lugar cultural, social e político do corpo preto feminino enquanto dramaturgia cênica.-
Descrição: dc.descriptionThe body is a document, can it be a dramaturgy? Starting from the notion gleaned from the work of Beatriz Nascimento, on the "body-document", this research aims to understand the ways in which the layers of physical, symbolic, and performative significance of the body of black women go through a process of transcreation into the scene, parallel to the conception of "symphonic orchestration of anger" by Audre Lorde (2021), revealing itself as "body-dramaturgy", or even "Furious Dramaturgy". We also seek to weave relationships between these dramaturgical corporealities and the theories on Performative Theater by Josette Féral (2008; 2009) applying a racialized and gendered perspective. To this end, we revisited the concepts of "body" and "dramaturgy" and analyzed the work of three black artists-authors, namely: Grace Passô in Vaga Carne (2016), Roberta Estrela D'Alva in Vai Te Catar! (2008), and the dramaturgy written by me, Desova: uma reza pro sol (2023). Focusing on presence, performativity, womanhood, and blackness on stage, this research investigates and highlights the cultural, social, and political place of the black female body as a scenic dramaturgy.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArtes cênicas-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance (Arte)-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo humano-
Palavras-chave: dc.subjectNegros nas artes cênicas-
Palavras-chave: dc.subjectNegras-
Título: dc.titleDramaturgias furiosas: o corpo-dramaturgia de mulheres pretas e o teatro performativo-
Título: dc.titleFurious Dramaturgies: the body-dramaturgy of black women and performative theater-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.