Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bazani, Marcio Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Lucas Fornaziero de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:45:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:45:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255964 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255964 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho a seguir apresenta uma análise estática mecânica utilizando simulação computacional da “carroagem da alegria”, desenvolvida pelo professor doutor Antonio de Pádua Filho, é representada por um veículo introduzido na Índia na década de 40 conhecido como Ciclo-Riquixá, onde nesta análise utilizaremos o desenho técnico 3D da estrutura e a simulação em malha desenvolvidos através do software Autodesk Invertor 3D®; será apresentado a revisão bibliográfica contendo os modelos matemáticos utilizados para os cálculos do software, como tensão de Von-Mises e Fator de Segurança; é abordado sobre a estrutura física original, os componentes utilizados para sua construção e os materiais usados na simulação numérica, além de alguns detalhes sobre os parâmetros do projeto, como pontos de apoio e forças atuantes, e desenvolvimento de malha; nos resultados é apresentado os valores e métodos obtidos conforme padrão do software, diagramas de força cortante e momento fletor e as análises mecânicas, por exemplo; e por fim, na conclusão é discutido sobre o efeito das forças-peso atuantes na estrutura, a diferença de resultados entre um material e outro, e também é apresentado possiveis melhorias de processo e estrutural para a estrutura e simulação. | - |
Descrição: dc.description | The following work presents a static mechanical analysis using computer simulation of the “joy wagon”, developed by Professor Antonio de Padua Filho, which is represented by a vehicle introduced in India in the 1940s known as the Ciclo-Riquixá, where in this analysis we will use the 3D technical drawing of the structure and the mesh simulation developed using Autodesk Invertor 3D® software; the bibliographical review containing the mathematical models used for the software calculations, such as Von-Mises stress and Factor of Safety, will be presented; the original physical structure, the components used for its construction and the materials used in the numerical simulation are discussed, as well as some details about the design parameters, such as support points and acting forces, and mesh development; the results show the values and methods obtained according to the software standard, shear force and bending moment diagrams and mechanical analyses, for example; and finally, the conclusion discusses the effect of the weight forces acting on the structure, the difference in results between one material and another, and also presents possible process and structural improvements to the structure and simulation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estrutura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chassi | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise estática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementos finitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Structure | - |
Palavras-chave: dc.subject | Static analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finite elements | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materials | - |
Título: dc.title | Análise estática do chassi de aço carbono 1020 e alumínio 6061 de um ciclo-riquixá | - |
Título: dc.title | Static analysis of the 1020 carbon steel and 6061 aluminum chassis of a cycle rickshaw | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: