
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Camargo, Eder Pires de | - |
| Autor(es): dc.creator | Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:29:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:29:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255953 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255953 | - |
| Descrição: dc.description | O desenvolvimento da Educação Inclusiva (EI) caminha juntamente com o aumento do número de matrículas de alunos apoiados pela Educação Especial (EE) na educação básica. À vista disso, esse trabalho almejou investigar de que forma os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) da licenciatura em Química, de quatro campi diferentes, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), articulam as perspectivas do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Deste modo, foi necessário investigar, em conjunto com o PPC, as leis que embasaram a sua construção e as ementas de matérias pedagógicas e específicas da área, com a finalidade de identificar aspectos do DUA e da EI na formação desses futuros docentes; foram destacadas a ocorrência ou inexistência, da busca traçada na “régua metodológica” através de uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de uma análise documental em conjunto com a Análise Textual Discursiva (ATD). Obteve-se, como resultados principais, que ainda há a necessidade da Instituição de Ensino Superior (IES) se tornar mais transparente ao disponibilizar seus documentos e de manter seus sites atualizados. Notou-se que há a urgência de uma reformulação curricular, para inserir, de forma mais incisiva, as propostas relacionadas ao DUA, visando uma maior abrangência da EI nos PPC destes cursos. Destaca-se a demanda para minimizar o suporte dado à disciplina de Libras sobre as concepções gerais da EI e da EE, mas que possa ocorrer a criação de uma disciplina específica sobre as temáticas já no início da graduação e que estas sejam abordadas de forma transversal e não de forma isolada entre as disciplinas do curso. | - |
| Descrição: dc.description | The development of Inclusive Education (IE) goes hand in hand with the increase in the number of enrollments of students supported by Special Education (EE) in basic education. In view of this, this work aimed to investigate how the Pedagogical Course Projects (PPC) of the degree in Chemistry, from four different campuses, of the Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), articulate the perspectives of Universal Design for Learning (DUA). Therefore, it was necessary to investigate, together with the PPC, the laws that supported its construction and the syllabi of pedagogical and area-specific subjects, with the purpose of identifying aspects of the DUA and EI in the training of these future teachers; the occurrence or non-existence of the search outlined in the “methodological rule” was highlighted through qualitative research, through documentary analysis in conjunction with Discursive Textual Analysis (DTA). The main results were that there is still a need for Higher Education Institutions (HEIs) to become more transparent when making their documents available and keeping their websites updated. It was noted that there is an urgency for a curricular reformulation, to insert, in a more incisive way, the proposals related to the DUA, aiming at a greater coverage of EI in the PPC of these courses. The demand to minimize the support given to the Libras discipline on the general conceptions of EI and EE stands out, but that the creation of a specific discipline on the themes can occur at the beginning of the degree and that these be addressed in a transversal way and not in isolation between the course subjects. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho universal para aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto pedagógico de curso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universal design for learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chemistry graduation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Course pedagogical project | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Initial formation | - |
| Título: dc.title | Formação inicial de professores de Química na perspectiva do DUA: o que apontam os projetos pedagógicos de curso da UNESP | - |
| Título: dc.title | Initial training of Chemistry teachers from the perspective of DUA: what the pedagogical course projects at UNESP say | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: