Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tezani, Thaís Cristina Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Adriana Abujanra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:07:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:07:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255951 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/8058708781049968 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255951 | - |
Descrição: dc.description | Em virtude do contexto emergente das tecnologias digitais e suas possibilidades nos processos de ensino e aprendizagem, essa dissertação de Mestrado Profissional investiga as tecnologias digitais no processo de alfabetização, por meio da análise da aplicabilidade do produto educacional ‘No Reino das Letras Felizes”, com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental I, de um sistema público de ensino de uma cidade do litoral paulista. A opção pela pesquisa qualitativa foi motivada pela necessidade de análises que permitissem contextualizar os resultados, levando em consideração os diversos fatores que influenciam o processo de alfabetização. Participaram do estudo seis alunos que apresentaram defasagem de aprendizagem, conforme avaliação de sondagem realizada no início do ano letivo. Foram realizadas 22 atividades com o produto educacional em análise no contraturno escolar. Considerando os resultados obtidos, constataram-se impactos positivos com a prática pedagógica do produto educacional, o que mostrou sua eficácia ao processo de alfabetização. | - |
Descrição: dc.description | Due to the emerging context of digital technologies and their possibilities in the teaching and learning processes, this Master's degree dissertation had as its generais objective to investigate digital technologies in the literacy process, through the analysis of the applicability of the educational product "In the Kingdom of Letters Felizes", with students in the first year of Elementary School I, from a public education system in a city on the coast of São Paulo. The option for qualitative research was motivated by the need for analyzes that would allow contextualizing the results, taking into account the various factors that influence the literacy process. Six students who showed a learning gap participated in the study, according to a survey assessment carried out at the beginning of the school year. 22 activities were carried out with the educational product under analysis during school hours. Considering the results obtained, positive impacts were found with the pedagogical practice of the educational product, which showed its effectiveness in the literacy process. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processos de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Processes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Initial years | - |
Título: dc.title | As tecnologias digitais no processo de alfabetização: uma análise do produto educacional: “No reino das letras” | - |
Título: dc.title | Digital technologies in the literacy process: an analysis of the educational product: “In the kingdom of letters” | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: