As tecnologias digitais no processo de alfabetização: uma análise do produto educacional: “No reino das letras”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTezani, Thaís Cristina Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Adriana Abujanra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:07:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:07:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/255951-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://lattes.cnpq.br/8058708781049968-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255951-
Descrição: dc.descriptionEm virtude do contexto emergente das tecnologias digitais e suas possibilidades nos processos de ensino e aprendizagem, essa dissertação de Mestrado Profissional investiga as tecnologias digitais no processo de alfabetização, por meio da análise da aplicabilidade do produto educacional ‘No Reino das Letras Felizes”, com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental I, de um sistema público de ensino de uma cidade do litoral paulista. A opção pela pesquisa qualitativa foi motivada pela necessidade de análises que permitissem contextualizar os resultados, levando em consideração os diversos fatores que influenciam o processo de alfabetização. Participaram do estudo seis alunos que apresentaram defasagem de aprendizagem, conforme avaliação de sondagem realizada no início do ano letivo. Foram realizadas 22 atividades com o produto educacional em análise no contraturno escolar. Considerando os resultados obtidos, constataram-se impactos positivos com a prática pedagógica do produto educacional, o que mostrou sua eficácia ao processo de alfabetização.-
Descrição: dc.descriptionDue to the emerging context of digital technologies and their possibilities in the teaching and learning processes, this Master's degree dissertation had as its generais objective to investigate digital technologies in the literacy process, through the analysis of the applicability of the educational product "In the Kingdom of Letters Felizes", with students in the first year of Elementary School I, from a public education system in a city on the coast of São Paulo. The option for qualitative research was motivated by the need for analyzes that would allow contextualizing the results, taking into account the various factors that influence the literacy process. Six students who showed a learning gap participated in the study, according to a survey assessment carried out at the beginning of the school year. 22 activities were carried out with the educational product under analysis during school hours. Considering the results obtained, positive impacts were found with the pedagogical practice of the educational product, which showed its effectiveness in the literacy process.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectDigital technologies-
Palavras-chave: dc.subjectElementary Education-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Processes-
Palavras-chave: dc.subjectInitial years-
Título: dc.titleAs tecnologias digitais no processo de alfabetização: uma análise do produto educacional: “No reino das letras”-
Título: dc.titleDigital technologies in the literacy process: an analysis of the educational product: “In the kingdom of letters”-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.