
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kerbauy, Maria Teresa Miceli | - |
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Felipe Rodrigues da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255858 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-8600-1482 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255858 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho analisa o papel, a importância das concepções de mundo presentes nos enunciados dos conteúdos de ciências humanas na formação escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo. A pesquisa abrange a oferta de cursos da matéria de estudos sociais em que se encontram as disciplinas de ciências humanas na grade curricular dos cursos de ensino de segundo grau, cuja formação geral de conteúdos propedêuticos esteve integrada à formação profissionalizante de nível técnico, entre os anos de 1977 e 1998. Também foi analisada a seleção de conteúdos escolares em ciências humanas. Para tanto, foi apresentado um panorama histórico da oferta de ensino de humanidades, das ciências humanas e da formação para o trabalho, bem como seus marcos políticos. Considerou-se as modalidades de oferta de ensino, a quem se destinava determinada modalidade de formação, bem como as relações entre as ciências humanas e a formação técnica profissionalizante. A pesquisa, de caráter qualitativa e documental à luz da perspectiva materialista histórico dialética, procura apontar quais as sínteses das disputas políticas, da legislação, dos documentos curriculares da Escola Técnica Federal de São Paulo e dos planos de ensino das disciplinas de educação moral e cívica, filosofia, geografia, história, organização social e política do Brasil e sociologia. Com tais sínteses realizadas, procurou-se identificar neste trabalho concepções de mundo assumidas nas ciências humanas ao longo do período estudado nos cursos técnicos de segundo grau. Identificou-se uma distinção entre dois períodos, um notadamente marcado pela estrutura regulatória das políticas educacionais dos governos durante o regime militar e outra após o fim do regime. Conclui-se que as alternâncias de concepções de mundo presentes nos conteúdos escolares refletem a ação de diferentes agentes nas políticas educacionais, na seleção de conteúdos e nas manifestações da sociedade civil. | - |
| Descrição: dc.description | This thesis analyzes the role and importance of the world conceptions found in the content of human sciences within the school curriculum at the Federal Technical School of São Paulo. The research covers the offer of courses in social studies, where the human sciences subjects were located in the curriculum of high school courses, whose general training of propaedeutic content was integrated with vocational training at the technical level, between 1977 and 1998. The selection of school content in the humanities was also analyzed. For this aim, a historical overview of teaching in the humanities, the human sciences, training for the workplace, and its political milestones was carried out. Consideration was given to the available teaching methods, the target audience for each type of training, and the correlation between humanities and technical vocational training. The research, which is qualitative and documental in the light of the historical-dialectical materialist perspective, seeks to identify the synthesis of political disputes, legislation, the curricular documents of the Federal Technical School of São Paulo, and the teaching plans for the subjects of moral and civic education, philosophy, geography, history, the social and political organization of Brazil and sociology. With these syntheses made, the aim of this work was to identify the conceptions of the world assumed in the human sciences over the period studied in the technical courses. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências humanas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola Técnica Federal de São Paulo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Profissional Técnico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concepção de mundo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas Educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Humanities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Federal Technical School of São Paulo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technical vocational education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Worldview | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational policies | - |
| Título: dc.title | Ciências humanas, concepção de mundo e educação profissional: um estudo sobre a seleção de conteúdos em estudos sociais na Escola Técnica Federal de São Paulo (1977-1998) | - |
| Título: dc.title | Human sciences, worldview, and professional education: a study on the selection of content in social studies at the Federal Technical School of São Paulo (1977-1998) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: