
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bizelli, José Luís | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Camila Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:46:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:46:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255823 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://lattes.cnpq.br/4955888675296329 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-6634-1444 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255823 | - |
| Descrição: dc.description | Esta tese busca avaliar o papel do Instagram no processo de aprimoramento profissional de recém-graduados em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) de uma instituição de ensino superior em uma cidade do interior de Minas Gerais. O objetivo é compreender se, e como, o Instagram influencia o processo de aprimoramento profissional desses recém-graduados, e se eles se beneficiam dos conteúdos disponibilizados na plataforma para a atuação profissional. Para atingir o objetivo proposto, foi desenvolvido um plano de pesquisa estruturado com base em uma abordagem metodológica mista. Além da fundamentação teórica, optou-se pela realização de uma pesquisa de opinião, utilizando um questionário fechado, e entrevistas semiestruturadas com parte da amostra, denominada grupo de aprimoramento. Os resultados corroboram com a hipótese de que o Instagram pode desempenhar um papel relevante no aprimoramento profissional dos recém-graduados, independentemente da percepção dos entrevistados em relação à suficiência da graduação. Isso ressalta a importância de considerar o Instagram como uma ferramenta no processo de aprendizado contínuo. | - |
| Descrição: dc.description | This thesis aims to evaluate the role of Instagram in the professional development process of recent Social Communication (Advertising and Marketing) graduates from a higher education institution in a city in the interior of Minas Gerais, Brazil. The objective is to understand if and how Instagram influences the professional development process of these recent graduates and if they benefit from the content available on the platform for their professional activities. A structured research plan was developed based on a mixed-methodological approach to achieve the proposed objective. In addition to theoretical grounding, a survey was conducted using a closed questionnaire, and semi-structured interviews were conducted with part of the sample, referred to as the improvement group. The results corroborate the hypothesis that Instagram can play a relevant role in the professional development of recent graduates, regardless of the respondent's perception of the adequacy of their undergraduate education. This underscores the importance of considering Instagram as a tool in the process of lifelong learning. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | - | |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura da convergência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência coletiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação continuada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprimoramento profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Convergence culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Collective intelligence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Continuing education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professional development | - |
| Título: dc.title | Além dos likes: o instagram como possibilidade de aprimoramento profissional para o mercado | - |
| Título: dc.title | Beyond likes: instagram as a possibility for professional improvement in the market | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: