Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Curado, Odilon Helou Fleury | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Luciene Siqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:01:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:01:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255756 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255756 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica voltada para alunos das séries finais do Ensino Fundamental II - 9º ano, em uma escola pública da rede municipal de ensino de Taquarivaí, Estado de São Paulo. Em linhas gerais, a metodologia proposta concentra-se na elaboração de uma sequência didática para abordar a escrita, oralidade e leitura, utilizando o gênero musical rap. Este foi escolhido por ser um gênero poético de significativa relevância no âmbito da produção cultural jovem e por estar profundamente integrado ao cotidiano social dos estudantes. A abordagem didática do rap possibilitará a exploração de outras práticas culturais em sala de aula, servindo como uma ponte para aproximar os alunos da linguagem escrita. Dessa forma, será viável examinar o conteúdo poético em consonância com a realidade dos discentes e sua afinidade com esse estilo musical, permitindo-lhes desenvolver habilidades pertinentes a esta fase escolar. Tal desenvolvimento será alcançado por meio da análise e reflexão sobre as letras musicais do rap, bem como pela promoção de debates e discussões, visando instaurar um processo dialógico de aprendizagem. A proposta adota uma abordagem de pesquisa-ação qualitativa, pautada no intervencionismo, mediante a produção escrita do gênero textual resenha crítica, respaldada na história do rap e nas teorias dialógicas de Bakhtin (1997), Bronckart (2006), Signorini (2012), Souza (2011), Rojo e Moura (2013), Schneuwly e Dolz (2011), Landsmann (1998), dentre outros teóricos. | - |
Descrição: dc.description | The aim of this work is to develop a pedagogical intervention proposal for students in the final grades of Elementary School II - 9th grade, at a public school in the Taquarivaí municipal education network, in the state of São Paulo. In general terms, the proposed methodology focuses on the development of a didactic sequence to address writing, speaking and reading, using the musical genre rap. This was chosen because it is a poetic genre of significant relevance in the field of youth cultural production and because it is deeply integrated into the students' daily social lives. The didactic approach of rap will make it possible to explore other cultural practices in the classroom, serving as a bridge to bring students closer to written language. In this way, it will be possible to examine the poetic content in line with the students' reality and their affinity with this musical style, allowing them to develop skills relevant to this stage of schooling. This development will be achieved by analyzing and reflecting on rap lyrics, as well as by promoting debates and discussions, with the aim of establishing a dialogical learning process. The proposal adopts a qualitative action-research approach, based on interventionism, through the written production of the critical review textual genre, supported by the history of rap and the dialogical theories of Bakhtin (1997), Bronckart (2006), Signorini (2012), Souza (2011), Rojo and Moura (2013), Schneuwly and Dolz, Landsmann (1998), among other theorists. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rap (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rap | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching sequence | - |
Título: dc.title | Rap e resenha crítica : uma proposta de como aperfeiçoar o domínio da escrita no ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Rap and critical review : a proposal on how to improve writing skills in elementary school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: