
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bento-Soares, Daniela | - |
| Autor(es): dc.creator | Jans, Tassiana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:41:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:41:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255753 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255753 | - |
| Descrição: dc.description | Com as atividades circenses cada vez mais presentes no contexto escolar, a necessidade de se pensar estratégias pedagógicas adequadas para essas práticas nas aulas de Educação Física é uma realidade. O conhecimento de diferentes estudos da área, bem como a experiência prática nesse contexto, tem evidenciado a necessidade da adoção de propostas que sejam centralizadas nas relações que se estabelecem entre alunos/as e professores/as e entre alunos/as, com ênfase nas interações sociais. Por esse motivo, essa pesquisa teve como objetivo principal descrever uma proposta pedagógica que promova as interações entre as crianças a partir das atividades circenses nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito da Educação Física escolar. A pesquisa foi realizada com alunos/as de cinco a sete anos, do 1º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais). Utilizou como instrumentos de pesquisa o “aulário”, construído pelos/as alunos/as, e o diário de campo, da professora-pesquisadora, em uma perspectiva de um estudo de pesquisa-ação. Os dados foram analisados a partir de Análise Temática e apresentam discussões em dois temas: as interações e as estratégias pedagógicas. As informações construídas pela pesquisa se mostram coincidentes com a literatura, mostrando o grande potencial da temática circense no incentivo às relações entre as crianças e dessas com a professora, bem como podem ser fertilmente realizadas a partir de estratégias pedagógicas que envolvam o coletivo. A atividades circenses inseridas nas aulas foram práticas que desenvolveram um trabalho cooperativo entre crianças e professora. | - |
| Descrição: dc.description | With circus activities increasingly present in the school context, the need to think about appropriate pedagogical strategies for these practices in Physical Education classes is a reality. Knowledge of different studies in the area, as well as practical experience in this context, has highlighted the need to adopt proposals that are centered on the relationships established between students and teachers and between students, with an emphasis on interactions social. For this reason, the main objective of this research was to describe a pedagogical proposal that promotes interactions between children through circus activities in the early years of Elementary School, within the scope of school Physical Education. The research was carried out with students aged five to seven, in the 1st year of Elementary School (initial years). The “classroom”, constructed by the students, and the field diary of the teacher-researcher were used as research instruments, from the perspective of an action research study. The data was analyzed using Thematic Analysis and presents discussions on two themes: interactions and pedagogical strategies. The information constructed by the research coincides with the literature, showing the great potential of the circus theme in encouraging relationships between children and between children and the teacher, as well as how they can be fruitfully carried out through pedagogical strategies that involve the collective. The circus activities included in classes were practices that developed cooperative work between children and teacher. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividades circenses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias pedagógicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias pedagógicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School physical education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Circus activities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social interaction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical strategies | - |
| Título: dc.title | Apresentando amizades, equilibrando relações: uma proposta socioeducativa na escola a partir de atividades circenses | - |
| Título: dc.title | Presenting friendships, balancing relationships: a socio-educational proposal at school based on circus activities | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: