Crítica ao ecletismo na educação: uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDuarte, Newton-
Autor(es): dc.creatorCampos, Caio Fernando Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:30:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:30:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/255742-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255742-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como tema central o ecletismo na educação, partindo do pressuposto de que esse fenômeno vem avançando por influência das “pedagogias do aprender a aprender” (Duarte, 2001), alinhadas à ideologia neoliberal e pós-moderna. Teve-se como objetivo desenvolver uma análise teórica do ecletismo na educação, investigando os fundamentos e as justificativas apresentadas pelas pedagogias contemporâneas para a adoção do ecletismo como concepção teórica e forma de condução da prática pedagógica. Pretendeu-se buscar na Pedagogia Histórico-Crítica elementos teórico-metodológicos para a crítica ao ecletismo pedagógico, pautando-se no Materialismo Histórico-Dialético. Realizou-se uma pesquisa de cunho teórico-conceitual, tomando como base textos que abordam o fenômeno do ecletismo na educação e autores das pedagogias do “aprender a aprender”. Espera-se que este estudo forneça aos alunos, professores e pesquisadores em educação, elementos teórico-metodológicos para a elaboração de reflexões críticas sobre o ecletismo educacional, reafirmando a necessidade de uma prática educativa fundamentada em uma teoria pedagógica sistematizada de forma coerente e consistente com a concepção de mundo à qual se vincula.-
Descrição: dc.descriptionEl tema central de este trabajo es el eclecticismo en la educación, partiendo del supuesto de que este fenómeno ha ido avanzando bajo la influencia de “pedagogías de aprender a aprender” (Duarte, 2001), alineadas con la ideología neoliberal y posmoderna. El objetivo fue desarrollar un análisis teórico del eclecticismo en educación, investigando los fundamentos y justificaciones que presentan las pedagogías contemporáneas para la adopción del eclecticismo como concepción teórica y forma de conducir la práctica pedagógica. Se pretendió buscar en la Pedagogía Histórico-Crítica elementos teórico-metodológicos para criticar el eclecticismo pedagógico, guiándose en el Materialismo Histórico-Dialético. Se realizó una investigación teórico-conceptual, basada en textos que abordan el fenómeno del eclecticismo en la educación y autores de pedagogías de “aprender a aprender”. Se espera que este estudio proporcione a estudiantes, docentes e investigadores en educación elementos teórico-metodológicos para la elaboración de reflexiones críticas sobre el eclecticismo educativo, reafirmando la necesidad de una práctica educativa basada en una teoría pedagógica sistematizada de manera coherente y consistente con la concepción del mundo al que está vinculado.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.description001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEcletismo-
Palavras-chave: dc.subjectTeorias Pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-Crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEclecticismo-
Palavras-chave: dc.subjectTeorías pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogía Histórico-Crítica-
Título: dc.titleCrítica ao ecletismo na educação: uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica-
Título: dc.titleCriticar el eclecticismo en la educación: un análisis basado en la Pedagogía Histórico-Crítica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.