Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Grossi, Angela Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255735 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255735 | - |
Descrição: dc.description | Este itinerário crítico traz as articulações entre três eixos de modo a compor a trajetória de pesquisa para cumprimento dos requisitos de obtenção do título de livre-docente. O primeiro eixo, “Políticas de Informação e Tecnologia”, apresenta a trajetória de pesquisa dentro desta temática, destacadamente na abordagem sobre inclusão e cidadania digital, análise e políticas públicas de informação e tecnologia e o papel da Ciência da Informação na consolidação da temática dentro da área. No segundo eixo, “Mídias Sociais”, nos debruçamos sobre o ativismo em redes sociais, a participação social e o interesse das áreas da Informação e Comunicação na ampliação dos estudos sobre mídias sociais. Já o terceiro eixo, “Jornalismo, desinformação e educação midiática”, faz a reflexão sobre a necessidade do jornalismo profissional, ético e cidadão para o enfrentamento dos desafios contemporâneos, entre eles, notadamente o ecossistema de desinformação. Aponta para ações que estimulem a compreensão da importância da educação midiática para o desenvolvimento de uma consciência cidadã por parte do público. Cada eixo apresenta 5 obras, de modo a compor o itinerário crítico da produção e maturidade acadêmica, totalizando assim 15 textos selecionados. Tem os objetivos de descrever e analisar a obra da autora, amparada por uma metodologia de pesquisa descritiva, associada a análise documental. Como resultados, esperamos contribuir para a consolidação das áreas de conhecimento da Comunicação e Informação, reforçando o papel cidadão e comprometido em atuar por meio de temas relevantes à sociedade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo | - |
Título: dc.title | Itinerário crítico em mídia, informação e jornalismo | - |
Título: dc.title | Critical itinerary in media, information and journalism | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: