
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tezani, Thaís Cristina Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Cosin, Thiago | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:48:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:48:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255730 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255730 | - |
| Descrição: dc.description | Atualmente, é possível utilizar as tecnologias digitais como um complemento para os estudos e as aulas. Durante o ensino remoto, necessário durante a pandemia do Covid-19, os professores tiveram que se adaptar às tecnologias, tanto para utilizálas em sala de aula como para avaliar os estudantes. Nesse contexto do ensino remoto que os games se tornaram aliados dos docentes, ajudando os estudantes a compreenderem melhor o conteúdo. Os games têm se destacado como estratégias de ensino que promovem a participação efetiva dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa de mestrado profissional em Docência para a Educação Básica teve como objetivo analisar a utilização de games na disciplina de Ciências no sexto ano do Ensino Fundamental – anos finais. Como produto educacional, foram construídos três games relacionados ao Ensino de Ciências. O estudo ocorreu numa escola pública no interior de São Paulo, onde 21 estudantes participaram de tarefas manuais e jogaram os games criados a partir dos conteúdos sobre Transformações Físicas e Químicas, Misturas Homogêneas e Heterogêneas e Separação de Misturas. A pesquisa baseou-se nos princípios da abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e aplicada. Os resultados evidenciaram que os participantes manifestaram maior interesse pelo game do que pelas atividades convencionais manuais. Consequentemente, constatou-se que ao buscar novas metodologias de ensino, incluindo a gamificação como uma opção, os resultados tendem a ser satisfatórios. | - |
| Descrição: dc.description | Nowadays, it is possible to use digital technologies as a complement to studies and lessons. During remote teaching, which has been necessary during the Covid-19 pandemic, teachers have had to adapt to technologies, both to use them in the classroom and to assess students. In this context of remote teaching, games have become teachers' allies, helping students to better understand the content. Games have stood out as teaching strategies that promote effective student participation. With this in mind, the aim of this professional master's research in Teaching for Basic Education was to analyze the use of games in the subject of Science in the sixth year of elementary school - final years. As an educational product, three games related to science teaching were created. The study took place in a public school in the interior of São Paulo, where 21 students took part in manual tasks and played the games created based on the contents of Physical and Chemical Transformations, Homogeneous and Heterogeneous Mixtures and Separation of Mixtures. The research was based on the principles of a qualitative, exploratory, descriptive and applied approach. The results showed that the participants were more interested in the game than in conventional manual activities. Consequently, it was found that when looking for new teaching methodologies, including gamification as an option, the results tend to be satisfactory. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
| Título: dc.title | As tecnologias digitais na prática pedagógica com estudantes da Educação Básica: uma proposta gamificada para o ensino de ciências | - |
| Título: dc.title | Digital technologies in pedagogical practice with primary school students: a gamified proposal for teaching science | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: