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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Luna, Stelio Pacca Loureiro {UNESP] | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Marcela Carneiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:46:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:46:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255725 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255725 | - |
| Descrição: dc.description | Objetivo Nosso objetivo foi investigar se estudantes sem treinamento avaliam a dor aguda pós-operatória de forma semelhante a um especialista e comparar as indicações para analgesia de resgate com base nas opiniões dos estudantes versus sua pontuação nas escalas de dor validadas. Também analisamos como os fatores demográficos e pessoais afetaram a sua avaliação. Desenho do estudo Prospectivo, encoberto, aleatorizado e transversal. Animais Vídeos de um touro, um cavalo, um gato, um porco e uma ovelha. Métodos Alunos do primeiro e terceiro anos de Medicina Veterinária e alunos do quarto ano de Zootecnia assistiram a um ou dois vídeos de animais com dor intensa, de uma ou duas espécies (touro, cavalo, gato, porco e ovelha). Alunos de diferentes turmas assistiram a vídeos de diferentes espécies. Os alunos desconheciam a intensidade da dor de cada animal, responderam se indicariam analgesia de acordo com sua opinião e pontuaram as escalas de dor validadas específicas para cada espécie. Suas pontuações foram comparadas com as pontuações de um professor sênior (especialista) que estava ciente da condição dolorosa apresentada pelos animais. Para a análise estatística, foram utilizados testes de qui-quadrado e modelos de regressão logística. Resultados A indicação de analgesia de resgate segundo a opinião dos estudantes (81,12%) foi inferior à indicada com o uso das escalas (98,6%) (p = 2.584e-06). A maioria dos alunos (75%) pontuou dentro da margem de erro de 20% estabelecida a partir da pontuação do especialista para todas as espécies combinadas (p = 2.897e-09), para o touro (p = 2.089e-08) e o cavalo (p = 8.868e-05). Os alunos subestimaram a nota do especialista em 8 a 20%, exceto no caso do cavalo. O sexo, a idade, a experiência anterior do aluno em relação à dor e a experiência de trabalho na área da saúde ou em estágio na área da medicina veterinária ou zootecnia não influenciaram a pontuação ou a indicação de analgesia. Os alunos que tiveram contato doméstico com as espécies que estavam avaliando tiveram maior probabilidade de pontuar exatamente o mesmo escore atribuído pelo especialista (p = 0.0331). Conclusões e relevância clínica Estudantes não treinados podem detectar dor intensa em animais com precisão semelhante à de um especialista. O contato doméstico com a espécie melhora a capacidade dos alunos de pontuar a dor com o mesmo escore que um especialista. O uso de escalas de dor validadas otimizou a indicação para fornecer analgesia quando os animais sofriam dor intensa. | - |
| Descrição: dc.description | Objective We aimed to evaluate if students without training assess pain similarly to an expert and to compare indications for rescue analgesia based on students´ opinions versus scale scoring. We also analyzed how demographic and personal factors affected their assessment. Study design Prospective, blind, randomized, cross-sectional study. Animals Videos of one bull, horse, cat, pig, and sheep. Methods First- and third-year Veterinary students and fourth-year Animal Science students watched videos of a bull, horse, cat, pig, and sheep. The students were unaware of each animal´s pain intensity, responded as to whether they would indicate analgesia according to their opinion and scored the species-specific validated pain scales. Their scores were compared with a senior professor´s scores (expert). Results The indication for rescue analgesia according to the students’ opinion (81.12%) was lower than according to their scale scores (98.6%) (p < 0.05). Most students (75%) scored within the 20% margin of error of the expert score for all species combined (p < 0.05), the bull (p < 0.05) and horse (p < 0.05). Students underestimated the expert's score by 8 to 20%, except for the horse. Gender, age, student’s previous experience with pain, and their experience in healthcare or in an internship did not influence their scores or indication for analgesia. Students who had domestic contact with the species they were evaluating were more likely to score the exact score assigned by the expert (p < 0.05). Conclusions and clinical relevance Untrained students can detect intense pain in animals with a similar accuracy to an expert. Domestic contact with the species improves the ability of students to score pain like an expert. The use of scales optimized the indication for providing analgesia when animals were suffering intense pain. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 88887.674152/2022-00 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Analgesia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bem-estar animal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cuidados pós-operatórios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dor aguda pós-operatória | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medição da dor | - |
| Título: dc.title | Validated pain scales improve decision-making of untrained students to indicate analgesia in animals | - |
| Título: dc.title | Escalas de dor validadas melhoram a tomada de decisão de estudantes não treinados para indicar analgesia em animais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
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