Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Rosângela de Lima [UNEP] | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Vanessa de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:15:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:15:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255720 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255720 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo construir um material pedagógico, no formato de cartilha, para os professores da Rede de Ensino do Estado de São Paulo da Diretoria de Ensino Sul 3 com o objetivo de contribuir para que os (as) docentes desta Diretoria sejam introduzidos (as) ao conceito de transgeneridade e possam aprofundar seus conhecimentos em relação ao tema. A partir de uma análise das legislações vigentes que tratam dos direitos dos/as estudantes transexuais, travestis e transgênero, da fragilidade da temática na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos materiais didáticos da área de Ciências Humanas e uma escuta com os (as) educadores (as) de unidades escolares com o maior número de estudantes identificados (as) como trans demonstraremos a importância e a necessidade de se construir um conjunto de conhecimentos sobre um público que está presente nas escolas estaduais e representam, muitas vezes, um desafio para a equipe gestora, agentes escolares e, sobretudo, para a equipe docente e que se constitui como um grupo socialmente vulnerável. A metodologia utilizada consiste na coleta de dados a partir da observação direta extensiva, utilizando a aplicação de um questionário com um grupo de professores (as) que atuam em uma escola com forte presença de estudantes trans. Além disso, construiremos a cartilha coletivamente contando com a participação de um grupo focal composto por professores (as) de uma segunda unidade escolar com um expressivo número de estudantes transgênero. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this work is to develop pedagogical material, in the form of a booklet, for teachers within the São Paulo State Education Network, specifically targeting the South 3 Education Directorate. The aim is to assist teachers in this Directorate in familiarizing themselves with the concept of transgenderism and enhancing their understanding of the subject.Through an examination of current legislation pertaining to the rights of transsexual, transvestite, and transgender students, along with an assessment of the weaknesses within the National Common Curricular Base (BNCC), and the available teaching materials in the Humanities field, and insights gathered from educators in schools with a significant number of transgender students, we will demonstrate the necessity and importance of building a comprehensive understanding of this student demographic that is present in state schools and often represents a challenge for the management team, school agents and, above all, for the teaching staff and that constitutes a socially vulnerable group. The methodology used consists of data collection based on extensive direct observation, using a questionnaire with a group of teachers who work in a school with a strong presence of trans students. In addition, we will collectively build the booklet with the participation of a focus group made up of teachers from a second school with a significant number of transgender students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transgeneridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartilha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transgenderism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Booklet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical material | - |
Título: dc.title | Transgeneridade: cartilha para uma reflexão crítica e inclusiva | - |
Título: dc.title | Transgenderism: a booklet for critical and inclusive reflection | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: