Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rebechi Junior, Arlindo | - |
Autor(es): dc.creator | Antonio, Guilherme Henrique Gooda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:06:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:06:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255678 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255678 | - |
Descrição: dc.description | Através de uma investigação minuciosa de quatro filmes de cineastas chinês, taiwaneses e de Hong Kong, nomeadamente História de Taipei (1985), Rebeldes do Deus Neon (1992), Amores Expressos (1994) e Plataforma (2000), a pesquisa argumenta que os espaços presentes nessas obras além de capturar às rápidas transformações que ocorreram na China durante o final do século XIX, servem como elemento narrativo que compõe uma poética do cinema característico do período. Os filmes historicizam o momento visualizando os vários modos de circulação na China contemporânea, incluindo o movimento dos corpos, a circulação abstrata do valor e os movimentos do desejo. Sugerimos que através dos espaços urbanos, a historicização proposta por esse cinema não apenas capture a transformação histórica, mas também use essas transformações como um impulso para a invenção cinematográfica. Nota-se em cada uma das obras avaliadas um envolvimento com uma ampla variedade de outras formas estéticas que impactam sobre a forma como os filmes são concebidos e estruturados, mais significativamente na arquitetura, no processo de urbanização e na ocupação dos espaços. O resultado das análises é capaz de revelar o presente como uma realidade complexa, resultado de uma interação de forças políticas e estéticas historicamente carregadas, desenvolvendo uma abordagem para o relacionamento entre os espaços urbanos, a estética, a cultura e política chinesa e aprofundar a compreensão dos filmes como obras de arte | - |
Descrição: dc.description | Through an investigation of four films by Chinese, Taiwanese and Hong Kong filmmakers, namely Taipei Story (1985), Rebels of the Neon God (1992), Amores Expressos (1994) and Platform (2000), the research argues that the spaces present in these works, in addition to capturing the rapid transformations that occurred in China during the late 19th century, serve as a narrative element that composes a cinema poetics characteristic of the period. The films historicize the moment by visualizing the various modes of circulation in contemporary China, including the movement of bodies, the abstract circulation of value and the movements of desire. We suggest that through urban spaces, the historicization proposed by this cinema not only captures historical transformation but also uses these transformations as an impetus for cinematic invention. Each of the works evaluated comprise an involvement with a wide variety of other aesthetic forms that impact the way films are conceived and structured, most significantly in architecture, in the urbanization process and in the occupation of spaces. The result of the analyzes is able to reveal the present as a complex reality, the result of an interaction of historically charged political and aesthetic forces, developing an approach to the relationship between urban spaces, aesthetics, Chinese culture and politics and deepening understanding of films as works of art. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | China | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço Urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban Space | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema critic | - |
Título: dc.title | Trajetórias urbanas e representações poéticas nos cinemas de Taiwan Hong Kong e China | - |
Título: dc.title | Trayectorias urbanas y representaciones poéticas en los cines de Taiwán, Hong Kong y China | - |
Título: dc.title | Urban trajectories and poetic representations in cinemas in Taiwan, Hong Kong and China | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: