
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lazari, Henrique | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vaz, Duelci Aparecido De Freitas | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, Maxwell Gonçalves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:16:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:16:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255620 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255620 | - |
| Descrição: dc.description | É importante, em Programas de Pesquisa em Educação do Brasil e de outros países, a investigação sobre a vida e obra de pesquisadores que foram influentes do ponto de vista de sua produção científica e do impacto de sua obra no meio social. Assim, consideramos coerente investigar tais fatos sobre o Professor Irineu Bicudo, devido às suas imensas contribuições, tanto na Produção Científica, bem como na formação de futuros Pesquisadores e educadores na área da matemática, não só no estado de São Paulo, mas em todo o Brasil. Podemos enunciar o problema dessa pesquisa com a seguinte pergunta: “Quais as contribuições da vida e da obra de Irineu Bicudo ao campo da pesquisa e do ensino da Matemática, da Educação Matemática e da História da Matemática no Brasil?” A pesquisa a ser desenvolvida será de caráter qualitativo, documental (através da seleção e leitura dos manuscritos de sua produção) mais, especificamente, um estudo de caso, com abordagem teórica bibliográfica, histórica documental e, por ser uma história de vida, utilizaremos como fundamentação teórica a teoria hermenêutica associada ao conceito de fontes históricas (documentos históricos, fotografias, etc.). | - |
| Descrição: dc.description | It is important, in Education Research Programs in Brazil and other countries, to investigate the lives and work of researchers who were influential from the point of view of their scientific production and the impact of their work on the social environment. Therefore, we consider it coherent to investigate these facts about Professor Irineu Bicudo, due to his immense contributions, both in Scientific Production, as well as in the training of future Researchers and educators in the area of mathematics, not only in the state of São Paulo, but throughout Brazil. We can state the problem of this research with the following question: “What are the contributions of Irineu Bicudo’s life and work to the field of research and teaching of Mathematics, Mathematics Education and the History of Mathematics in Brazil?” The research to be developed will be of a qualitative, documentary nature (through the selection and reading of the manuscripts of its production) more specifically, a case study, with a theoretical bibliographic approach, documentary history and, as it is a life story, we will use it as theoretical foundation the hermeneutic theory associated with the concept of historical sources (historical documents, photographs, etc.). | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Irineu Bicudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História da matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hermenêutica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | History of mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hermeneutics | - |
| Título: dc.title | A trajetória do professor Irineu Bicudo na Matemática, na Educação Matemática e na História da Matemática brasileira: um olhar a partir de um estudo hermenêutico | - |
| Título: dc.title | The trajectory of professor Irineu Bicudo in Mathematics, Mathematics Education and the History of brazilian Mathematics: a look from a hermeneutic study | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: