
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Ana Vitória | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:16:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:16:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255604 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255604 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta os resultados de uma oficina com alunos do Ensino Médio, para explorar a ideia intuitiva de Limite, conceito tradicionalmente apresentado no Ensino Superior, por meio de um trabalho com a linguagem de programação LOGO, especificamente com a versão do software SuperLogo 3.0. A proposta de trabalho foi desenvolvida com base na teoria do Construcionismo de Papert, bem como no que se compreende como Pensamento Computacional. A pesquisa é de caráter qualitativo com análise fenomenológica, visando compreender as experiências individuais dos alunos. A interrogação que norteia este trabalho é: Como se mostra a compreensão dos alunos sobre a ideia intuitiva de Limite no desenvolvimento de tarefas com o software SuperLogo 3.0? Com a realização das análises, foi possível identificar três categorias que expressam a concepção dos alunos relacionadas às ideias intuitivas de Limite, sendo elas: Infinitamente grande ou pequeno; Tende a; Limitada por um valor. Com os resultados apresentados, entendeu-se que a proposta pode auxiliar os alunos de Ensino Médio na compreensão do conceito de Limite, por meio de um ambiente de explorações e que prioriza uma metodologia ativa, o Construcionismo, na qual o aluno assume a construção de seu próprio conhecimento. | - |
| Descrição: dc.description | This study presents the results of a workshop with high school students to explore the intuitive idea of Limit, a concept traditionally presented in higher education, by working with the LOGO programming language, specifically with the SuperLogo 3.0 software version. The work proposal was developed based on Papert's theory of Constructionism, as well as what is understood as Computational Thinking. The research is qualitative in nature, with a phenomenological analysis aimed at understanding the students' individual experiences. The question guiding this work is: How do students understand the intuitive idea of Limit when developing tasks with the SuperLogo 3.0 software? Through the analysis, it was possible to identify three categories that express the students' conception of the intuitive idea of Limit: Infinitely large or small; Tends to; Limited by a value. With the results presented, it is understood that the proposal can help high school students understand the concept of Limit, through an environment of exploration that prioritizes an active methodology, Constructionism, in which the student assumes the construction of their own knowledge. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construcionismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | SuperLogo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pensamento computacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia no ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - ensino médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática financeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Logo ( Linguagem de programação de computador ) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Constructionism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computational thinking | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology in teaching | - |
| Título: dc.title | Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO | - |
| Título: dc.title | Intuitive idea of limit in high school: a proposal with the LOGO programming language | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: