Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Palma Filho, João Cardoso | - |
Autor(es): dc.creator | Ghirardello, Rafael Antônio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:25:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:25:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255585 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255585 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a práxis em Arte - educação, a partir de uma visão crítica de currículo de base freiriana, que visa a contribuir com a construção de identidades de jovens moradores das periferias do centro da cidade de São Paulo. Esta análise foi realizada especialmente no Projeto Eixos, no Programa Juventudes do Sesc Bom Retiro. A investigação inscreve-se nos parâmetros da abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e autoetnografia, complementada por entrevistas semi-estruturadas a jovens e a educadores que participaram do Projeto Eixos. O referencial teórico fundamenta-se em Freire (1981, 1983, 1992, 2001, 2003, 2008, 2013, 2014, 2015, 2022), Freire e Shor (2008) e em autores que dialogam com Freire: Barbosa (2021, 2012, 2010, 1991), Boal (2000, 2009), Cusicanqui (2018, 2010), Dardot, Laval (2016); Fanon (1968), Gimeno-Sacristán (1998), Hissa (2012), Martins (1998, 2012), Oliveira (2021), Santos (1994, 2011), Saviani (2021), Souza Neto (2003, 2005, 2023) e Valenzuela (2015). A autoetnografia contou com informações presentes em documentos escritos, fichas de observação, vídeos, áudios e fotos. Esta pesquisa pode oferecer contribuições ao que vem sendo investigado na área de currículo em Arte - educação, junto a jovens das camadas populares, porque construiu e desenvolveu uma prática didático- pedagógica, que provocou análises e reflexões sobre o fazer docente, com vistas a elaborar um currículo crítico com bases freirianas, evidenciando uma opção teórico-metodológica contra-hegemônica, com seus limites e possibilidades. | - |
Descrição: dc.description | The aim of this research is to analyze the praxis of Art - education, based on a critical view of the Freirean curriculum, which aims to contribute to the construction of young people identities living on the outskirts of the city center of São Paulo. This analysis was especially carried out in the Eixos Project, in the Juventudes (Youth) Program at Sesc Bom Retiro. The research is based on a qualitative approach, with bibliographical research and autoethnography, complemented by semi-structured interviews with young people and educators who took part in the Eixos Project. The theoretical framework is based on Freire (1981, 1983, 1992, 2001, 2003, 2008, 2013, 2014, 2015, 2022), Freire and Shor (2008) and authors who dialog with Freire: Barbosa (2021, 2012, 2010, 1991), Boal (2000, 2009), Cusicanqui (2018, 2010), Dardot, Laval (2016); Fanon (1968), Gimeno-Sacristán (1998), Hissa (2012), Martins (1998, 2012), Oliveira (2021), Santos (1994, 2011), Saviani (2021), Souza Neto (2003, 2005, 2023), and Valenzuela (2015). The autoethnography used information from written documents, observation sheets, videos, audios and photos. This research can offer contributions to what has been investigated in the area of curriculum in Art - education, with young people from the grassroots, because it built and developed a didactic-pedagogical practice, which provoked analysis and reflection on teaching, with a view to developing a critical curriculum with Freirean bases, highlighting a counter-hegemonic theoretical-methodological option, with its limits and possibilities. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Título: dc.title | Uma proposta de currículo em Artes, fundamentado na Pedagogia da Libertação, junto a jovens moradores das periferias do centro da Cidade de São Paulo | - |
Título: dc.title | A proposal for an Arts curriculum, based on the Pedagogy of Liberation, for young people living on the outskirts of the city center of São Paulo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: