Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Carlos Cândido de | - |
Autor(es): dc.creator | Gatto, Ana Clara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255469 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255469 | - |
Descrição: dc.description | Com o aumento exponencial de imagens na modernidade, a Ciência da Informação deve se preocupar com sua análise e descrição para posterior acesso. O trabalho tem como objeto de pesquisa o filme narrativo, tanto por uma questão pessoal de preferência dessa modalidade audiovisual como também pela diversidade de informações presentes neste documento – informações técnicas, históricas, contextuais, sonoras e visuais – e de vídeos vinculados a periódicos científicos devido ao aumento da multimodalidade na divulgação científica. O processo de indexação de documentos audiovisuais vem sendo pautado na análise textual e na decupagem – descrição de plano a plano –, porém, além de ser uma metodologia demorada, não é suficiente para a obtenção do assunto do filme/vídeo, seu tema. Busca-se compreender o processo de criação da narrativa de forma imagética e aplicar os preceitos da semiótica na identificação do tema. O discernimento da imagem como narrativa acrescenta métodos para a área da Representação Temática, além de buscar compreender o objeto a partir de sua própria natureza, contribuindo com a descrição do conteúdo, tanto em aspectos técnicos quanto nos aspectos estruturais e o uso da semiótica possibilita a compreensão dos diversos códigos presentes no audiovisual e sua significação como um todo. Parte-se do percurso metodológico dedutivo iniciando-se com a revisão bibliográfica da estrutura narrativa e da linguagem cinematográfica para compreender o processo narrativo-imagético, utiliza-se o método descritivo para explicar o uso da semiótica no reconhecimento dos diversos códigos presentes no documento audiovisual assim como o uso do Percurso Gerativo de Sentido na identificação das intenções e consequentes ações dos personagens. Conclui-se que o entendimento da estrutura narrativa do documento audiovisual, além dos artifícios utilizados pelo cinema para construção da história, contribui para sua análise por possibilitar sua compreensão como um todo, sem precisar recorrer a decupagem, além do uso da semiótica no processo de significação dos diversos códigos presentes no documento. | - |
Descrição: dc.description | With the exponencial increase of images in modernity, Information Science must be concerned with their analysis and description for subsequent access. This research focuses on narrative films, driven both by a personal preference for this audiovisual format and the diverse range of information presente in these documents – technical, historical, contextual, sound and visual information – it also encompasses vídeos linked to scientific jounals due to the growing multimodality in Science communication. The indexing process of audiovisual documents has traditionally relied on textual analysis and decoupage – shot-a-shot description – however, apart from being a time-consuming methodology, it is insufficient for capturing the subject and theme of the film or video. The study seeks to understand the process of creating narrative imagery and aplly semiotic principles to identify the theme. Recognizing the image as narrative adds methods to the field of Thematic Representation, contributing to the understanding of the object’s intrinsic nature. This contributes to the description of content in both techinical and structual aspects. The use of semiotics facilitates the comprehension of various codes present in the audiovisual medium and their overall meaning. The research follows a deductive methodological path, beginning with a bibliographic review of narrative structure and cinematographic language to understand the narrative-image process. The descriptive method is then employed to explain the use of semiotics in recognizing the diverse codes present in the film. Additionally, the Generative Path of Meaning is used to identify the intentions and subsequent actions of characters. In conclusion, understanding the narrative structure of audiovisual document, along with the cinematic techniques employed to construct the story, contributes to its analysis by enabling a holistic understanding without resorting to shot-a-shot description. The use of semiotics in the process of signification of various codes present in the document further enhances this understanding. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais audiovisuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indexação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audiovisual materials | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrative art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indexing | - |
Título: dc.title | A contribuição da semiótica à indexação de documentos audiovisuais: a narrativa imagética para a compreensão do tema de filmes | - |
Título: dc.title | The contribution of semiotics to the indexing of audiovisual documents: the imagetic narrative for understanding the theme of films | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: