
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Antonio Carlos | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Paloma Vitória Camargo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:38:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:38:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255446 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255446 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo desta pesquisa, de cunho qualitativo e cuja coleta de dados foi realizada durante a atuação da pesquisadora como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), foi analisar algumas ideias de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Guaratinguetá perante situações que envolvem probabilidade. Para alcançar esse objetivo, foi explorada a utilização de dois jogos: Travessia do Rio e Os passeios aleatórios da Mônica. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as crianças demonstraram ideias intuitivas da probabilidade, associando a aleatoriedade à sorte ou ao azar, e apresentaram uma melhor compreensão na identificação de eventos impossíveis. Notou-se, ainda, que em relação ao espaço amostral, a maior dificuldade observada foi a falta de compreensão de que eventos, como 3 + 5 e 5 + 3, são possibilidades distintas. Poucas crianças refletiram conscientemente sobre o espaço amostral para estabelecer comparações de probabilidades, sendo as justificativas frequentemente baseadas na experiência recente durante o jogo. Concluiu-se, portanto, que o trabalho com estes jogos favoreceu o surgimento natural de ideias intuitivas. No entanto, destaca-se a importância de uma instrução direcionada à construção de conhecimentos formais de probabilidade. | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this research, of a qualitative nature and whose data collection was carried out during the researcher's work as a scholarship holder of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), was to analyze some ideas from students in the 6th year of Elementary School at a school of Guaratinguetá in situations involving probability. To achieve this objective, the use of two games was explored: Travessia do Rio e Os passeios aleatórios da Mônica. The research results showed that children demonstrated intuitive ideas about probability, associating randomness with luck or bad luck, and showed a better understanding in identifying impossible events. It was also noted that in relation to the sample space, the greatest difficulty observed was the lack of understanding that events, such as 3 + 5 and 5 + 3, are distinct possibilities. Few children consciously reflected on the sample space to establish probability comparisons, with justifications often being based on recent experience during the game. It was concluded, therefore, that working with these games favored the natural emergence of intuitive ideas. However, the importance of instruction aimed at building formal knowledge of probability stands out. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Probabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação estatística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Probability | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elementary school | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Statistical education | - |
| Título: dc.title | Ideias sobre probabilidade de alunos do sexto ano do ensino fundamental: uma análise por meio dos jogos Travessia do Rio e Os passeios aleatórios da Mônica | - |
| Título: dc.title | Ideas about probability among sixth-year elementary school students: an analysis using the games Travessia do Rio and Os passeios aleatórios da Mônica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: