Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPalma Filho, João Cardoso-
Autor(es): dc.creatorGomes, Kanansue Massao Hara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:37:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:37:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/255411-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255411-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa busca relacionar a formação continuada de professores de artes da rede pública municipal de Caieiras-SP – cidade localizada na região metropolitana da capital paulista – com a utilização de espaços “não-convencionais” no ensino da arte. Foram realizadas entrevistas com professores da rede e uma formação continuada com foco em práticas artísticas e pedagógicas baseadas nos gêneros da performance e da intervenção artística urbana. Aproximando esses gêneros artísticos do ensino da arte nas escolas públicas, avaliou-se o impacto da formação continuada com a elaboração de projetos artísticos e/ou pedagógicos voltados para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais.-
Descrição: dc.descriptionThis research looks create to make a link between the continued training of art teachers in the municipal public education of Caieiras-SP – a city located in the metropolitan region of São Paulo – with the use of “unconventional” spaces in art teaching. Interviews were carried out with teachers from the public education and continued training was carried out focusing on artistic and pedagogical practices based on the genres of performance and urban artistic intervention. Bringing these artistic genres closer to the teaching of art in public schools, the impact of continued training was evaluated with the development of artistic and/or pedagogical projects aimed at Childhood Education and Elementary Education.-
Descrição: dc.descriptionEsta investigación busca relacionar la formación continua de profesores de arte de la red pública municipal de Caieiras-SP – ciudad ubicada en la región metropolitana de la capital de São Paulo – con el uso de espacios “no-convencionales” en la enseñanza del arte. Se realizaron entrevistas a docentes de la red y capacitación continua enfocada en prácticas artísticas y pedagógicas basadas en los géneros de performance e intervención artística urbana. Acercando estos géneros artísticos a la enseñanza del arte en las escuelas públicas, se evaluó el impacto de la formación continua con el desarrollo de proyectos artísticos y/o pedagógicos centrados en la Educación Infantil y la Educación Primaria – Primera Infancia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance (Arte)-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Estudio y docencia-
Palavras-chave: dc.subjectArte en la educación-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Formación docente-
Título: dc.titleAlém da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública-
Título: dc.titleAfuera el aula: diálogos y procesos: pensando en el uso de espacios "no-convencionales" para la enseñanza del arte en la educación pública-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.