
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Albino, João Pedro | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Marcelo José dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:15:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:15:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255391 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255391 | - |
| Descrição: dc.description | O avanço tecnológico atual possibilita o processamento e transformação de grandes quantidades de dados em informações precisas e relevantes em todas as áreas do conhecimento. Durante a pandemia de COVID-19, essa proliferação de dados criou um ambiente propício para a realização de estudos e a aplicação de métodos científicos, como a análise exploratória de dados, para demonstrar e gerar resultados, fornecendo apoio essencial nas tomadas de decisões no combate a esse fenômeno sanitário global. A dúvida sobre a origem e a veracidade das informações apresentadas sobre a pandemia trouxeram desinformação, preocupação e insegurança para toda a sociedade. Diante desta problemática, este trabalho propõe o desenvolvimento de um painel de informações de acesso público, chamado dashboard, que apresenta dados abertos sobre os óbitos ocorridos durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Utilizou-se uma metodologia de Ciência de Dados e uma análise exploratória de um conjunto de dados abertos existente no repositório do Ministério da Saúde do Brasil. Este dashboard oferece uma exibição de dados abertos consolidados por meio de artefatos estatísticos e gráficos criados utilizando a linguagem de programação R. Concluiu-se que, utilizando-se da análise exploratória de dados e o dashboard por meio de técnicas estatísticas, computacionais e visuais, foram importantes para simplificar e apresentar, de forma efetiva, as informações compiladas, permitindo visualizar a identificação de evidências, padrões e oportunidades para embasar prováveis tomadas de decisões. | - |
| Descrição: dc.description | The current technological advancement enables the processing and transformation of large quantities of data into precise and relevant information across all areas of knowledge. During the COVID-19 pandemic, this proliferation of data created a conducive environment for conducting studies and applying scientific methods, such as exploratory data analysis, to demonstrate and generate results, providing essential support in decision-making in combating this global health phenomenon. Doubts about the origin and veracity of the information presented about the pandemic have brought misinformation, concern, and insecurity to society as a whole. Considering this problem, this work proposes the development of a publicly accessible information panel, called a dashboard, which presents open data on deaths that occurred during the COVID-19 pandemic in Brazil. A Data Science methodology and exploratory analysis of an existing open dataset in the repository of the Brazilian Ministry of Health were used. This dashboard offers a display of consolidated open data through statistical artifacts and graphics created using the R programming language. It was concluded that the use of exploratory data analysis and the dashboard, through statistical, computational, and visual techniques, were important for simplifying and effectively presenting the compiled information, allowing the visualization of the identification of evidence, patterns, and opportunities to support probable decision-making. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dashboard | - |
| Palavras-chave: dc.subject | R programming language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Data analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem de programação R | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise de dados | - |
| Título: dc.title | Dashboard de dados abertos de óbitos por Covid-19 no Brasil | - |
| Título: dc.title | Open death data dashboard by Covid-19 in Brazil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: