Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Harryson Júnio Lessa | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Igor Micheletto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:32:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:32:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255375 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/8544286037876527 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-7217-6406 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255375 | - |
Descrição: dc.description | A presente investigação de doutorado se trata de uma autoetnografia de um professor de ciências que tenciona propor encaminhamentos para a elaboração de políticas que miram a formação de professores para as tecnologias, especialmente a formação de professores de Ciências. Por se tratar de uma autoetnografia, o ponto principal da empiria é a recordação das experiências e vivências deste professor. Assim, para desenvolver a pesquisa, optou-se por realizar encontros-conversas com pessoas convidadas pelo pesquisador para discutir os respectivos temas de sua vida: formação inicial; formação durante o mestrado; formação durante a especialização; vivência em sua prática docente enquanto professor de tecnologia. Além desses encontros-conversas, o pesquisador realizou observações-participantes enquanto desenvolvia suas atividades laborais. É a partir dessa amálgama de feituras que o pesquisador conseguiu crochetar pontos-encruzilhadas para pensar a formação de professores para as tecnologias educacionais. Dessa forma, acredita-se que esses pontos-encruzilhadas podem se constituir como encaminhamentos para as políticas de formação de professores, especialmente aqueles currículos que planejam formar professores de Ciências. | - |
Descrição: dc.description | This doctoral investigation is an autoethnography of a science teacher aiming to propose approaches for the development of policies focused on the training of teachers for technologies, particularly the training of Science teachers. As an autoethnography, the main point of empirical focus is the recollection of the experiences and life events of this teacher. To conduct the research, the choice was made to engage in conversation-meetings with individuals invited by the researcher to discuss the respective themes of his life: initial training; training during the master's program; training during specialization; and experiences in his teaching practice as a technology teacher. In addition to these conversation-meetings, the researcher carried out participant observations while performing his professional activities. It is from this amalgamation of events that the researcher managed to identify pivotal points-crossroads for contemplating teacher training for educational technologies. Thus, it is believed that these pivotal points-crossroads can serve as guidelines for teacher training policies, especially for curricula designed to educate Science teachers. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educomunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | TDIC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educommunication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decoloniality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science Teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | ICTs | - |
Título: dc.title | Tecnologias e Formação de Professores: tecituras autoetnográficas de um professor de ciências | - |
Título: dc.title | Technologies and teacher education: autoethnographic weavings of a science teacher | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: