Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZanata, Eliana Marques-
Autor(es): dc.creatorMatos, Larissa de Oliveira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:24:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:24:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/255374-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255374-
Descrição: dc.descriptionO tema da presente pesquisa versa sobre a prática de leitura em salas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como meio de promover o ensino de ciências. Tem por objetivo desenvolver e avaliar a eficácia de um material paradidático de ciências, intitulado “De onde vem a força” no formato de livro literário, voltado para essa modalidade de ensino. São participantes 13 alunos do 1º ao 5º termo correspondentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas versando sobre a motivação dos educandos em frequentar as aulas e qual era a área de conhecimento de maior interesse. Com base nos dados coletados foi desenvolvido como produto educacional um livro paradidático contendo. O livro paradidático contendo 50 páginas, ilustrado por meio de IA e com texto de autoria da pesquisadora foi o produto dos resultados alcançados. Após a elaboração e aplicação do livro, as respostas das entrevistas foram analisadas e os resultados apontaram que a exposição do material recebeu uma resposta favorável, com os estudantes mostrando afinidade com os personagens e enredo, demonstrando interesse em ler o texto apresentado e compreendendo os temas relacionados à geração de energia elétrica.-
Descrição: dc.descriptionThe theme of this research deals with the practice of reading in literacy classrooms in Youth and Adult Education (EJA) as a means of promoting science teaching. Its objective is to develop and evaluate the effectiveness of science para-teaching material, in the format of a literary book, aimed at this teaching modality. The participants are students from the 1st to the 5th term corresponding to the initial years of Elementary School in a city in the interior of the state of São Paulo. Semi-structured interviews were used as data collection instruments. Based on the data collected, a textbook was developed as an educational product. The paradidactic book entitled “Where does strength come from” was the product of the results achieved.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectReading practice-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Título: dc.titleContando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências-
Título: dc.titleTelling cases and creating stories in the education of young people and adults through science teaching-
Título: dc.titleContar casos y crear historias en la educación de jóvenes y adultos a través de la enseñanza de las ciencias-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.