Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Suely | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Tainá Bernardes Esteves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:44:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:44:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255352 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255352 | - |
Descrição: dc.description | Com a evolução da tecnologia no último século o ambiente digital vem cada vez mais se consolidando como espaço de participação e troca entre indivíduos, de maneira que as dinâmicas desenvolvidas online chegam a ditar o ritmo em que a própria sociedade se desenrola. As Relações Públicas, caracterizadas como agentes sociais responsáveis pela manutenção da esfera pública, encontram no ambiente digital um campo essencial para sua atuação e devem trabalhar em prol da promoção dessa participação online, atividade que é diretamente ameaçada pelas barreiras de acesso que impedem alguns públicos de participar desse local, como é o caso das pessoas com deficiência visual. Assim, considerando a vertente educativa das Relações Públicas e utilizando-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo e pesquisa bibliográfica de revisão narrativa, propõe-se um modelo de oficina formativa sobre acessibilidade visual em mídias sociais digitais, objetivando enfrentar as barreiras de acesso nas plataformas (Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn) a partir da difusão do conhecimento e alocação de técnicas e diretrizes de produção de conteúdo acessível nas rotinas de produção de profissionais de comunicação, organizações e usuários de mídias sociais no geral. | - |
Descrição: dc.description | With the evolution of technology in the last century the digital environment is increasingly consolidating itself as a space for participation and exchange among individuals, to the point that the dynamics developed online often dictate the pace at which society unfolds. Public Relations, characterized as social agents responsible for maintaining the public sphere, find in the digital environment an essential field for their actions and must work towards promoting online participation. This activity is directly threatened by access barriers that prevent some audiences from participating in this space, such as individuals with visual impairments. Therefore, considering the educational aspect of Public Relations and employing a qualitative exploratory-descriptive research approach along with a narrative literature review, we propose a model for a training workshop on visual accessibility in social media. The objective is to address access barriers on social media platforms (Instagram, Facebook, Twitter, and LinkedIn) by disseminating knowledge and incorporating techniques and guidelines for creating accessible content into the production routines of communication professionals, organizations, and social media users in general. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídias sociais digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual impairment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social media | - |
Título: dc.title | Modelo de oficina para capacitação de acessibilidade visual em mídias sociais | - |
Título: dc.title | Workshop Model for Visual Accessibility on Social Media | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: