Modelo de oficina para capacitação de acessibilidade visual em mídias sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaciel, Suely-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Tainá Bernardes Esteves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:44:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:44:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/255352-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255352-
Descrição: dc.descriptionCom a evolução da tecnologia no último século o ambiente digital vem cada vez mais se consolidando como espaço de participação e troca entre indivíduos, de maneira que as dinâmicas desenvolvidas online chegam a ditar o ritmo em que a própria sociedade se desenrola. As Relações Públicas, caracterizadas como agentes sociais responsáveis pela manutenção da esfera pública, encontram no ambiente digital um campo essencial para sua atuação e devem trabalhar em prol da promoção dessa participação online, atividade que é diretamente ameaçada pelas barreiras de acesso que impedem alguns públicos de participar desse local, como é o caso das pessoas com deficiência visual. Assim, considerando a vertente educativa das Relações Públicas e utilizando-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo e pesquisa bibliográfica de revisão narrativa, propõe-se um modelo de oficina formativa sobre acessibilidade visual em mídias sociais digitais, objetivando enfrentar as barreiras de acesso nas plataformas (Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn) a partir da difusão do conhecimento e alocação de técnicas e diretrizes de produção de conteúdo acessível nas rotinas de produção de profissionais de comunicação, organizações e usuários de mídias sociais no geral.-
Descrição: dc.descriptionWith the evolution of technology in the last century the digital environment is increasingly consolidating itself as a space for participation and exchange among individuals, to the point that the dynamics developed online often dictate the pace at which society unfolds. Public Relations, characterized as social agents responsible for maintaining the public sphere, find in the digital environment an essential field for their actions and must work towards promoting online participation. This activity is directly threatened by access barriers that prevent some audiences from participating in this space, such as individuals with visual impairments. Therefore, considering the educational aspect of Public Relations and employing a qualitative exploratory-descriptive research approach along with a narrative literature review, we propose a model for a training workshop on visual accessibility in social media. The objective is to address access barriers on social media platforms (Instagram, Facebook, Twitter, and LinkedIn) by disseminating knowledge and incorporating techniques and guidelines for creating accessible content into the production routines of communication professionals, organizations, and social media users in general.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectRelações públicas-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectMídias sociais digitais-
Palavras-chave: dc.subjectAccessibility-
Palavras-chave: dc.subjectPublic relations-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectVisual impairment-
Palavras-chave: dc.subjectSocial media-
Título: dc.titleModelo de oficina para capacitação de acessibilidade visual em mídias sociais-
Título: dc.titleWorkshop Model for Visual Accessibility on Social Media-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.