Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Celeste Filho, Macioníro | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Maria Raquel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:09:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:09:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255240 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255240 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo geral deste trabalho é analisar o modo com o qual o ensino de História Local é abordado nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Bauru. Além disso, de forma específica, identificar como o ensino da História Local é discutido nos trabalhos acadêmicos dos últimos 10 anos; propor como produto educacional um livro paradidático de acesso digital que contribua com a prática educativa do professor para esse conteúdo em sala de aula e oportunizar, com o produto, um ensino de História Local a partir do acesso às fontes primárias e secundárias que contam a história da cidade. Assim, contribuir para que o ensino da história da localidade seja também entendido como meio para o ensino de outros conceitos históricos, propiciando que tais conceitos possam ser generalizados para outros tempos e espaços. A pesquisa teve como base a pesquisa bibliográfica das produções acadêmicas sobre o tema nos últimos dez anos (2012/2022) e a pesquisa de campo que foi feita a partir de entrevistas com professoras do Sistema Municipal de Educação de Bauru. A partir daí, possibilitou-se elencar 5 categorias de análise: identidade e pertencimento, contexto histórico e conexão com a realidade presente, desenvolvimento de habilidades de pesquisa, resgate e preservação da cultura local e memória coletiva, formação cidadã e desenvolvimento do senso crítico. A partir daí, discutir as práticas docentes sobre o ensino da História Local e propor um produto educacional alinhado às necessidades da escola. Ao final, concluiu-se que apesar da singela produção acadêmica dedicada ao tema, é possível entender o quanto é preciso que se dedique à organização de determinados conteúdos com a finalidade de valorizar a História Local e resgatar a memória considerando o estudante como agente também produtor de história. | - |
Descrição: dc.description | The overall aim of this study is to analyze the manner in which the teaching of Local History is approached in the early years of elementary education in the municipality of Bauru. Specifically, it aims to identify how Local History education has been discussed in academic works over the past 10 years, and to propose an educational product in the form of a digital supplementary book that contributes to the teacher's educational practice in the classroom. The objective is to facilitate Local History teaching by providing access to primary and secondary sources that narrate the history of the city. This educational product aims to enable the understanding of the local history as a means to teach other historical concepts, allowing these concepts to be generalized to other times and spaces. The research is based on a bibliographic review of academic productions on the topic over the last ten years (2012/2022) and field research conducted through interviews with teachers from the Municipal Education System of Bauru. From there, it was possible to list 5 categories of analysis: identity and belonging, historical context and connection with the present reality, development of research skills, rescue and preservation of local culture and collective memory, citizen training and development of critical sense. From there, they discussed teaching practices in relation to the teaching of local history and proposed an educational product in line with the school's needs. In the end, it was concluded that despite the limited academic production dedicated to the subject, it is possible to understand how much needs to be dedicated to the organization of certain content with the aim of valuing Local History and rescuing memory, considering the student as an agent who also produces history. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | - |
Palavras-chave: dc.subject | História local | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Título: dc.title | O Ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Teaching local history in the early years of elementary school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: