Visualidades encadernadas: um olhar sobre a cultura visual dos livros didáticos de arte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoutinho, Rejane Galvão-
Autor(es): dc.creatorReis, Victoria Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:55:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:55:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/255231-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255231-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa busca contribuir à discussão sobre Cultura Visual na Educação, focando em Livros Didáticos, analisando suas imagens e visualidades. Foram escolhidas duas coleções de livros didáticos de Arte designadas aos anos finais do Ensino Fundamental, publicadas em 2018, para análise documental a partir da perspectiva das teorias da Cultura Visual; sendo uma coleção aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020, Coleção “Teláris – Arte”, destinada a escolas públicas; e outra uma coleção de Sistema de Ensino, “Arte: Ensino Fundamental”, destinada a escolas privadas que adotam este método. Ambas pertencem ao mesmo grupo comercial, mas são de editoriais diferentes, sendo uma coleção da Editora Ática e uma da Somos Educação, respectivamente. O levantamento bibliográfico se deu com foco nos livros já publicados no Brasil sobre Cultura Visual e em publicações acadêmicas sobre Cultura Visual e LDs, e em especial, LDs de Arte. As observações feitas aos elementos visuais e seus contextos nos livros são fundamentadas em livros, publicações, dissertações, teses, ensaios e artigos sobre Cultura Visual, Educação e Livros Didáticos, levantando questionamentos em relação ao uso das imagens nos materiais analisados.-
Descrição: dc.descriptionThis research seeks to contribute with the discussion about Visual Culture in Education, focusing on schoolbooks, analyzing their images and visualities. Two collections of schoolbooks about Art were selected, both of them designated to students from middle school, published in 2018, for documental analysis from the perspective of Visual Culture theories; one collection was approved on Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020, Coleção “Teláris – Arte”, aimed to public schools; and the other, a collection of Sistema de Ensino, “Arte: Ensino Fundamental”, aimed to private schools that adopt this method. Both belong to the same commercial group, but are from different publishers, one is a collection from Editora Ática and the other is from Somos Educação, respectively. The bibliographic survey is focused on books about Visual Culture already published in Brazil and in academic publications about Visual Culture and schoolbooks, and in particular, Art schoolbooks. The observations made to the visual elements and their contexts in the books are substantiated in publications, dissertations, theses, essays and articles about Visual Culture, Education and Schoolbooks, raising questions in relation to the use of images in the analyzed materials.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectIlustração de livros-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Título: dc.titleVisualidades encadernadas: um olhar sobre a cultura visual dos livros didáticos de arte-
Título: dc.titleBinded visualities: a view on the visual culture of art textbooks for middle schools-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.