
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Rejane Galvão | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Victoria Lopes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:55:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:55:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255231 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255231 | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa busca contribuir à discussão sobre Cultura Visual na Educação, focando em Livros Didáticos, analisando suas imagens e visualidades. Foram escolhidas duas coleções de livros didáticos de Arte designadas aos anos finais do Ensino Fundamental, publicadas em 2018, para análise documental a partir da perspectiva das teorias da Cultura Visual; sendo uma coleção aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020, Coleção “Teláris – Arte”, destinada a escolas públicas; e outra uma coleção de Sistema de Ensino, “Arte: Ensino Fundamental”, destinada a escolas privadas que adotam este método. Ambas pertencem ao mesmo grupo comercial, mas são de editoriais diferentes, sendo uma coleção da Editora Ática e uma da Somos Educação, respectivamente. O levantamento bibliográfico se deu com foco nos livros já publicados no Brasil sobre Cultura Visual e em publicações acadêmicas sobre Cultura Visual e LDs, e em especial, LDs de Arte. As observações feitas aos elementos visuais e seus contextos nos livros são fundamentadas em livros, publicações, dissertações, teses, ensaios e artigos sobre Cultura Visual, Educação e Livros Didáticos, levantando questionamentos em relação ao uso das imagens nos materiais analisados. | - |
| Descrição: dc.description | This research seeks to contribute with the discussion about Visual Culture in Education, focusing on schoolbooks, analyzing their images and visualities. Two collections of schoolbooks about Art were selected, both of them designated to students from middle school, published in 2018, for documental analysis from the perspective of Visual Culture theories; one collection was approved on Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020, Coleção “Teláris – Arte”, aimed to public schools; and the other, a collection of Sistema de Ensino, “Arte: Ensino Fundamental”, aimed to private schools that adopt this method. Both belong to the same commercial group, but are from different publishers, one is a collection from Editora Ática and the other is from Somos Educação, respectively. The bibliographic survey is focused on books about Visual Culture already published in Brazil and in academic publications about Visual Culture and schoolbooks, and in particular, Art schoolbooks. The observations made to the visual elements and their contexts in the books are substantiated in publications, dissertations, theses, essays and articles about Visual Culture, Education and Schoolbooks, raising questions in relation to the use of images in the analyzed materials. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ilustração de livros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
| Título: dc.title | Visualidades encadernadas: um olhar sobre a cultura visual dos livros didáticos de arte | - |
| Título: dc.title | Binded visualities: a view on the visual culture of art textbooks for middle schools | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: