Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Curado, Odilon Helou Fleury | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Milton Crescente de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255220 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255220 | - |
Descrição: dc.description | Ao retornar ao ensino presencial, após o arrefecimento da pandemia, constatou-se, por meio de avaliações diagnósticas, enormes dificuldades dos alunos no que se refere ao domínio proficiente da escrita, já existentes antes. Essa problematização motivou nosso estudo, cujo foco é o ensino da escrita por meio do gênero textual Crônica, na perspectiva sociointeracionista, visando desenvolver práticas eficientes de escrita, mediadas por uma Sequência de Atividades, com o propósito de melhorar esse cenário negativo, ou seja, aprimorar a proficiência escritora dos textos de autoria dos alunos. Essa proposta configura-se como uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Após o desenvolvimento do trabalho comprovamos que houve um avanço significativo a partir das estratégias planejadas durante a pesquisa, com um eficiente desenvolvimento cognitivo no ensino da linguagem escrita dos estudantes. O trabalho com Crônicas fez sentido para os discentes em seus ambientes de vências, uma vez que o gênero favorece a reflexão sobre os acontecimentos do seu cotidiano, tornando-os ativos, reflexivos e sujeitos dialógicos criadores da sua própria história por intermédio da escrita. Entre os fundamentos teóricos utilizados, destacam-se as contribuições de Bronckart acerca do ISD, sigla da corrente epistemológica Interacionismo Sociodiscursivo, e também de Mikhail Bakhtin sobre os gêneros discursivos. Completam o referencial teóricometodológico as contribuições de Dolz e Schneuwly, sobretudo no que concerne ao uso das chamadas Sequências Didáticas, a fim de projetarmos Sequências de Atividades na elaboração do trabalho com práticas de linguagem. | - |
Descrição: dc.description | When returning to classroom teaching, after the pandemic cooled down, it has been observed, through diagnostic assessments, huge difficulties regarding the proficient domain of writing, which already existed before. This problem motivated our study, whose focus is the teaching of writing through the discursive textual genre chronicle from a social interactionist perspective in order to research efficient writing practices, mediated by a Sequence of Activities with the purpose of improving this negative scenario, in other words, to improve students’ writing proficiency. This research proposal is configured as a qualitative approach, of the actionresearch type. After the work development there has been some meaningful progress from strategies planned during the research, with an efficient cognitive development in students’ writing language. Working with chronicles has made sense for the students in their living environments, since the genre favors reflection on the events of their daily lives, making them active, reflective, and dialogic subjects who create their own history through writing. Among the theoretical foundations to be used are Bronckart's contributions toward ISD, an acronym for the epistemological current of Social- Discursive Interactionism, as well as by Mikhail Bakhtin about discourse genres. The theoretical and methodological framework is completed by the contributions of Dolz and Schneuwly, especially regarding the use of the so-called didactic sequences to design Sequences of Activities in the work with language practices. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crônicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dificuldades de escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção textual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chronicles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing Difficulties | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textual Production | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequences of Activities | - |
Título: dc.title | Dialogismos na produção de crônicas: vivenciando as experiências de uma sequência de atividades | - |
Título: dc.title | Dialogisms in the production of chronicles: experiencing the experiences of a sequence of activities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: