
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Knudsen, Patricia Porchat Pereira da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Larissa Pereira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:00:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:00:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255105 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255105 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa busca compreender os sentimentos e as atitudes de familiares diante do nascimento e da vivência no cuidado da/o filha/o com deficiência visual, a partir da perspectiva psicanalítica. Foi realizado um estudo qualitativo, de cunho descritivo e exploratório, por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro pais e três mães de crianças com deficiência visual, selecionados por meio da técnica Snowball. Os dados foram analisados e organizados em categorias por meio da técnica de Bardin: luto, negação, expectativas, situações de discriminação e preconceito, dificuldades com profissionais da saúde e educação, reinvenção narcísica e aprendizado e mudança positiva de valores. Realizou-se uma leitura psicanalítica da reação de pais e mães, principalmente no que se refere aos processos de formação de ideais narcísicos e do luto. Os resultados evidenciam a coexistência do luto com a luta pela inserção da criança no meio social, propiciada pela reinvenção narcísica dos pais com a ajuda de tecnologias que proporcionam recursos de acessibilidade, além do estabelecimento de um grupo social de apoio. Espera-se que a pesquisa contribua para promover a melhoria da qualidade de vida das famílias afetadas por essa situação por meio da disponibilização dos resultados aos profissionais da saúde e da educação, além da própria família. | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to understand the feelings and attitudes of family members regarding the birth and experience of caring for their visually impaired child, from a psychoanalytic perspective. A descriptive and exploratory study was carried out from the perspective of qualitative research, using semi-structured interviews with four fathers and three mothers of visually impaired children, selected using the Snowball technique. The data was analyzed using Bardin's contribution and divided into prior and a posteriori categories: grief, denial, expectations, situations of discrimination and prejudice, difficulties with health and education professionals, narcissistic reinvention and learning and positive change in values. A psychoanalytical approach of the reaction of the fathers and mothers was carried out, especially with regard to the processes of the formation of narcissistic ideals and mourning. The results show the coexistence of mourning with the struggle to integrate the child into the social environment, brought about by the parents' narcissistic reinvention with the help of technologies that provide accessibility resources, as well as the establishment of a social support group. We hope that the research will contribute to improving the quality of life of families affected by this situation by making the results available to health and education professionals, as well as to the family itself. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Luto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Narcisismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visual impairment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Grief | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Narcissism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psychoanalysis | - |
| Título: dc.title | Luto e reinvenção do narcisismo: perspectivas psicanalíticas na compreensão da reação da família diante do nascimento de filhos(as) com deficiência visual | - |
| Título: dc.title | Grief and reinvention of narcissism: psychoanalytic perspectives in understanding the occurrence of the family in the face of the birth of children with visual impairment | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: