Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Giséle Manganelli | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Nayara Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:21:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:21:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255062 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255062 | - |
Descrição: dc.description | Ao longo da história, muitos grupos tiveram suas culturas e tradições apagadas pelo poder hegemônico. A Literatura Pós-Moderna tem possibilitado que vozes silenciadas no passado conquistem espaço para apresentar suas próprias versões do discurso histórico. A arte desempenhou um papel crucial na transposição de barreiras culturais, linguísticas e sociais, permitindo a povos não-hegemônicos buscarem suas identidades e seus lugares de pertencimento. Nossa pesquisa explora como povos descendentes de nações Indígenas e Chicanos constroem discursos de resistência e ressignificam suas histórias e realidades nos Estados Unidos. Para tanto, analisaremos dois romances: Ceremony (1977), de Leslie Marmon Silko, e The House on Mango Street (1984), de Sandra Cisneros. Em Ceremony, o protagonista, descendente de estadunidenses e indígenas, enfrenta a dificuldade de pertencimento a ambas as culturas; já em The House on Mango Street, a personagem principal é uma jovem Chicana na fronteira das culturas mexicana e estadunidense. Utilizaremos, entre outros, textos teóricos de Hutcheon (1991) e de White (2011) sobre Pós- Modernismo, destacando a ampliação de vozes não-hegemônicas na reavaliação da história. Abordagens teóricas de Mignolo (2003) e de Glória Anzaldúa (2001) contribuirão para examinar como essas vozes outrora silenciadas resistem às relações hegemônicas e buscam estabelecer suas identidades por meio dessas obras literárias. | - |
Descrição: dc.description | Throughout history, hegemonic power has erased many groups' cultures and traditions. Postmodern Literature has granted voices silenced in the past to present their versions of historical discourse. Art has played a crucial role in overcoming cultural, linguistic, and social barriers, allowing non- hegemonic peoples to seek their identities and places of belonging. This study addresses how writers, descendants of the First Nations and Chicanos, construct narratives of resistance and redefine their histories and realities in the United States. To accomplish this goal, the present study analyzes two novels: Ceremony (1977) by Leslie Marmon Silko and The House on Mango Street (1984) by Sandra Cisneros. In Ceremony, the protagonist has American and First Nations ancestors and faces the challenge of belonging to both cultures; in "The House on Mango Street," the main character is a young Chicana on the border of Mexican and American cultures. Texts by Linda Hutcheon (1991) and Hayden White (2011) discuss postmodernism and the expansion of non-hegemonic voices in reassessing history. Theories by Walter Mignolo (2003) and Gloria Anzaldúa (2001) contribute to examining how these once-silenced voices resist hegemonic power and aim at establishing their identities through these literary works. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | 88887.570421/2020-00 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura norte-americana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-modernismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chicanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Post-modernism | - |
Palavras-chave: dc.subject | First Nations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leslie Marmon Silko | - |
Título: dc.title | Indígenas e latinos: a escrita não-hegemônica na literatura norte-americana | - |
Título: dc.title | Indigenous and latinos: non-hegemonic writing in north american literature | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: