Contribuições a uma aprendizagem significativa utilizando recursos amazônicos com potencial didático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCaldeira, Ana Maria de Andrade-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Jaciara Lira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:46:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:46:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/255039-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255039-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa dispõe-se a propiciar alternativas didáticas, indicando abordagens, materiais de aprendizagem, eficientes, à prática de ensino em Química que levem à valorização dos recursos naturais da região amazônica cheios de sabores e saberes e que estão nos rios, na floresta e no fazer amazônida, visando auxiliar o ensino de química, na Educação Básica Amazonense. Alguns conceitos químicos foram utilizados de uma forma inovadora em que os alunos prepararam soluções com frutas de plantas da região. Como resultado deste projeto os alunos envolvidos aprenderam identificar ácidos, bases, soluções, separação de soluções. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do Ensino Básico de uma unidade escolar da rede estadual de ensino, situada na cidade de Manaus, Amazonas. Os instrumentos de coleta de dados foram as produções dos alunos durante as atividades didáticas. A investigação teve enfoque qualitativo e quantitativo. Para isso espera-se que o projeto elaborado contribua para uma melhor compreensão dos assuntos abordados e que a confecção dos produtos possa ser a partir de manejo sustentável e com materiais utilizados no nosso dia a dia, onde os nossos alunos possam perceber que a nossa floresta é fonte de um material didático rico e acessível. Como produto educacional foi desenvolvido um e-book com sugestões de experimentos.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to provide didactic alternatives, indicating efficient approaches, learning materials, to the teaching practice in Chemistry that lead to the appreciation of the natural resources of the Amazon region, full of flavors and knowledge and which are in the rivers, the forest and the do amazonida, aiming to assist the teaching of chemistry, in Basic Education in Amazonas. Some chemical concepts were used in an innovative way in which students prepared solutions with fruits from local plants. As a result of this project, the students involved learned to identify acids, bases, solutions, and separation of solutions. The research subjects were Basic Education students from a school unit in the state education network, located in the city of Manaus, Amazonas. The data collection instruments were the students' productions during teaching activities. The investigation had a qualitative and quantitative focus. To that end, it’s expected that the developed project will contribute to a better understanding of the subjects covered and that the products can be manufactured through sustainable means and with materials used in our daily lives, where our students can realize that our forest is a source of rich and accessible educational material. An e-book was developed as an educational product with suggestions for experiments.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiências da natureza-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química-
Palavras-chave: dc.subjectNatural sciences-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Título: dc.titleContribuições a uma aprendizagem significativa utilizando recursos amazônicos com potencial didático-
Título: dc.titleContributions to meaningful learning using amazon resources with teaching potencial-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.