Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Caldeira, Ana Maria de Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Jaciara Lira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:46:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:46:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255039 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255039 | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa dispõe-se a propiciar alternativas didáticas, indicando abordagens, materiais de aprendizagem, eficientes, à prática de ensino em Química que levem à valorização dos recursos naturais da região amazônica cheios de sabores e saberes e que estão nos rios, na floresta e no fazer amazônida, visando auxiliar o ensino de química, na Educação Básica Amazonense. Alguns conceitos químicos foram utilizados de uma forma inovadora em que os alunos prepararam soluções com frutas de plantas da região. Como resultado deste projeto os alunos envolvidos aprenderam identificar ácidos, bases, soluções, separação de soluções. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do Ensino Básico de uma unidade escolar da rede estadual de ensino, situada na cidade de Manaus, Amazonas. Os instrumentos de coleta de dados foram as produções dos alunos durante as atividades didáticas. A investigação teve enfoque qualitativo e quantitativo. Para isso espera-se que o projeto elaborado contribua para uma melhor compreensão dos assuntos abordados e que a confecção dos produtos possa ser a partir de manejo sustentável e com materiais utilizados no nosso dia a dia, onde os nossos alunos possam perceber que a nossa floresta é fonte de um material didático rico e acessível. Como produto educacional foi desenvolvido um e-book com sugestões de experimentos. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to provide didactic alternatives, indicating efficient approaches, learning materials, to the teaching practice in Chemistry that lead to the appreciation of the natural resources of the Amazon region, full of flavors and knowledge and which are in the rivers, the forest and the do amazonida, aiming to assist the teaching of chemistry, in Basic Education in Amazonas. Some chemical concepts were used in an innovative way in which students prepared solutions with fruits from local plants. As a result of this project, the students involved learned to identify acids, bases, solutions, and separation of solutions. The research subjects were Basic Education students from a school unit in the state education network, located in the city of Manaus, Amazonas. The data collection instruments were the students' productions during teaching activities. The investigation had a qualitative and quantitative focus. To that end, it’s expected that the developed project will contribute to a better understanding of the subjects covered and that the products can be manufactured through sustainable means and with materials used in our daily lives, where our students can realize that our forest is a source of rich and accessible educational material. An e-book was developed as an educational product with suggestions for experiments. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natural sciences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Título: dc.title | Contribuições a uma aprendizagem significativa utilizando recursos amazônicos com potencial didático | - |
Título: dc.title | Contributions to meaningful learning using amazon resources with teaching potencial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: