
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Zionice Garbelini Martos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Helen de Freitas | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Letícia Martins | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:55:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:55:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255017 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255017 | - |
| Descrição: dc.description | A fim de compreender de que forma o uso de vídeo aulas interdisciplinares de conceitos matemáticos e Inglês podem contribuir para a interação de alunos com as tecnologias digitais pós pandemia, este estudo teve por objetivo geral produzir videoaula interativa interdisciplinares de conceitos matemáticos e Inglês que estivessem em consonância com o Currículo Paulista, a fim de buscar alternativas que se valessem de Metodologias Ativas para auxiliar no processo de aprendizagem dos educandos, aplicar essas videoaulas e avaliar a aceitação dessa videoaula pelos alunos. Os objetivos específicos traçados foram identificar se a proposta do currículo do Estado de São Paulo oportuniza o uso de metodologias ativas, por exemplo a sala de aula invertida, jogos, desafios, situações problemas no Ensino Fundamental II; elaborar, aplicar e avaliar videoaulas interativas em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental e Avaliar a apropriação dos conteúdos pelos alunos. Ainda buscou compreender o uso de Metodologias Ativas associadas a videoaula produzida. A pesquisa realizada como requisito do metrado profissional do programa Docência para a Educação Básica da faculdade de ciências – Unesp é de natureza qualitativa e trata-se de uma pesquisa descritiva, pois busca a descrição de determinada população ou fenômeno. Este estudo foi realizado em uma escola pública em Bauru- SP no ano de 2023. Assim, realizamos o levantamento bibliográfico, a preparação e aplicação de dois questionários, a produção e a aplicação da videoaula, aplicação da metodologia do pensar em voz alta e aplicação da sala de aula invertida. Os dados evidenciam que a maioria dos estudantes têm impressões negativas das videoaulas no formato em que foi apresentado durante a pandemia, mas não apresentam a mesma reação em relação às videoaulas de outras plataformas. Ainda, avaliaram positivamente a videoaula desenvolvida nesse estudo. A abordagem interdisciplinar permitiu que os alunos notassem que as disciplinas escolares não são dissociadas da vida cotidiana e a forma lúdica de conduzir a videoaula foi avaliada positivamente. Assim, espera-se com esse estudo que outros docentes possam utilizar ou replicar o produto educacional e suas potencialidades em suas salas de aula. | - |
| Descrição: dc.description | In order to understand the way the use of interdisciplinary video classes on mathematical concepts and English may contribute to the interaction of students with post-pandemic digital technologies, this study had the general goal of producing interdisciplinary interactive video classes on mathematical concepts and English that were in line with the Paulista Curriculum, in order to search alternatives that could use Active Methodologies to help the students on their learning process. apply these video classes and evaluate students’ acceptance to this video class. The specific goals are identify if the proposal of São Paulo State curriculum gives opportunity for the use of Active Methodologies, like flipped classroom, games, challenges, problems solving on Elementary School, elaborate, apply and evaluate this interactive video class and evaluate students’ content acquisition. It also sought to understand the use of Active the Methodologies associated with the video class produced. The research made as part of a professional Mater Degree course by the program Docencia para Educação Básica from science College of Unesp is qualitative in nature and it is descriptive research, as it seeks to describe a population or phenomenon. This study was conducted in a public school in Bauru -SP in the year of 2023. To this end, we conducted a bibliographical survey, the preparation and application of two questionnaires, the production and application of the video class, application of the think-aloud methodology and application of the flipped classroom. The data shows that most students have negative impressions of video classes in the format in which they were presented during the pandemic, but they do not have the same reaction to video classes on other platforms. Furthermore, they positively evaluated the video class developed in this study. The interdisciplinary approach allowed students to notice that school subjects are not dissociated from everyday life and the playful way of conducting the video class was positively evaluated. Therefore, it is hoped that with this study other teachers can use or replicate the educational product and its potential in their classrooms. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia digital educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational digital technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interactivity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathmatics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | English language | - |
| Título: dc.title | A interação de alunos com as tecnologias digitais pós-pandemia: uma proposta interdisciplinar de Educação Matemática e Língua Inglesa | - |
| Título: dc.title | The interaction of students with digital technology post-pandemic: an interdisciplinary proposal between Mathmatics Education and English Language | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: