
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Villela, Fábio Fernandes | - |
| Autor(es): dc.creator | Noboa, Sara Jane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:45:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:45:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255015 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255015 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem o objetivo de propor a criação de um material didático focado no folclore, com ênfase no personagem Saci-Pererê, evidenciando sua importância na história brasileira. O folclore, refletindo manifestações populares, crenças e valores, encontra no Saci-Pererê seu personagem mais emblemático e reconhecido. Nesse contexto, investigou-se a presença e o significado deste personagem em uma cidade do interior de São Paulo, analisando-se a cultura folclórica em uma escola para promover e valorizar o folclore nacional. A metodologia adotada foi qualitativa e bibliográfica, objetivando elucidar a trajetória do folclore brasileiro desde suas origens, destacando sua importância na composição da nossa cultura diversificada, influenciada por povos indígenas, africanos e europeus. No âmbito escolar, com as crianças da educação infantil, utilizou-se o livro “Vamos aprender com os Sacis?”, que se destaca por suas ricas ilustrações em aquarela, obra de Jocelino Soares. Os resultados indicam a significativa influência do folclore e do personagem Saci-Pererê na localidade estudada, bem como seu potencial pedagógico em auxiliar os alunos a compreenderem de maneira lúdica a cultura à qual pertencem, não apenas durante as celebrações do dia do folclore, mas ao longo de todo o ano letivo. | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to propose the creation of didactic material focused on folklore, emphasizing the character Saci-Pererê, highlighting its importance in Brazilian history. Folklore, reflecting popular manifestations, beliefs, and values, finds in Saci-Pererê its most emblematic and recognized character. In this context, the presence and significance of this character were investigated in a town in the interior of São Paulo, analyzing the folk culture in a school to promote and value the national folklore. The methodology adopted was qualitative and bibliographic, aiming to elucidate the trajectory of Brazilian folklore from its origins, highlighting its importance in the composition of our diverse culture, influenced by indigenous, African, and European peoples. In the school context, with children from early childhood education, the book "Vamos aprender com os Sacis?" was used, notable for its rich watercolor illustrations by Jocelino Soares. The results indicate the significant influence of folklore and the character Saci-Pererê in the studied locality, as well as its pedagogical potential in assisting students to understand the culture to which they belong in a playful manner, not only during folklore day celebrations but throughout the entire school year. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Folclore nacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saci-Pererê | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversidades culturais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Early Childhood Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | National folklore | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultural diversities | - |
| Título: dc.title | Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica | - |
| Título: dc.title | Creating Sacis: a teaching-learning proposal based on national folklore for the early years of Basic Education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: