
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bernardo, Cristiane Hengler Corrêa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Morales, Angélica Góis | - |
| Autor(es): dc.contributor | Leal, Luciana Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Tavares, Luís Fernando Pupin Pereira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:43:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:43:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/255006 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/255006 | - |
| Descrição: dc.description | A literatura de ficção contemporânea tem sido bastante utilizada com função educativa e para análises sociológicas. Tais funções podem ser essenciais para se educar e discutir questões mais sensíveis e complexas, como o empoderamento feminino e a igualdade de gênero no espaço rural, um ambiente ainda dominado por uma postura patriarcal. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo analisar como a obra Torto Arado apresenta os conflitos entre sociedade e natureza na perspectiva das personagens femininas e se insere na problemática apresentada no ODS 5, sobre a igualdade de gênero. Para o desenvolvimento da pesquisa de abordagem qualitativa, foi utilizado o método de Análise do Discurso Literário, na concepção de Maingueneau. Como resultados, as discussões propiciadas pelo livro poderão ser utilizadas para políticas públicas voltadas para a mulher. O próprio ensino formal, por meio das suas disciplinas de literatura, sociologia e filosofia, conseguirá utilizar essa discussão para auxiliar no empoderamento de meninas e mulheres e assim diminuir a desigualdade de gênero, principalmente no que se refere ao espaço rural. | - |
| Descrição: dc.description | Contemporary fiction literature has been widely used for educational purposes and for sociological analyses. Such functions can be essential to educate and discuss more sensitive and complex issues, such as female empowerment and gender equality in rural areas, an environment still dominated by a patriarchal posture. In this sense, this dissertation aims to analyze how the work Torto Arado presents the conflicts between society and nature from the perspective of female characters and is part of the problem presented in SDG 5, on gender equality. For the development of the research with a qualitative approach, the Literary Discourse Analysis method will be used, in the conception of Maingueneau. As a result, it is expected that the discussions provided by the book can be used for public policies aimed at women. It is also hoped that formal education itself, through its disciplines of literature, sociology and philosophy, can use this discussion to help empower girls and women and thus reduce gender inequality, especially with regard to space. rural. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ODS 5 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Personagens femininas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise do Discurso Literário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Torto Arado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Itamar Vieira Júnior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | SDG 5 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Female Characters | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literary Discourse Analysis | - |
| Título: dc.title | O discurso em Torto Arado e o ODS 5 : vozes femininas enunciam o conflito entre sociedade e natureza | - |
| Título: dc.title | The discourse in Torto Arado and SDG 5 : female voices state the conflict between society and nature | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: