Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Serrano, Eliane Patrícia Grandini | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto de Artes | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Barbara dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:56:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:56:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/254971 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0009-0003-5625-0463 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/254971 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem o objetivo de compartilhar uma experiência estética/estésica na aula de Arte de uma escola pública do município de Campinas/SP com estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental, por meio da fotografia como possibilidade para pensar e recriar o cotidiano, a partir de ações como olhar, caminhar, habitar, reinventar, escavar, costurar, grafar, arriscar e contaminar como indicativos para a produção de imagens e escritas propositivas. Ao mesmo tempo, a pesquisa também se desdobra e investiga os percursos de viagem da pesquisadora ao longo de sua carreira docente, na relação com a poesia e com a fotografia, na qual os escritos sobre as imagens também se revelam como textos imagéticos à medida que a descrição também fornece elementos para a elaboração de outros cenários de experimentação da imagem e da palavra no campo expandido em processo. Portanto, o presente trabalho pretende contribuir para o Ensino de Arte na escola pública, a partir da aposta entre imagens e palavras como materialidades para se produzir, criar, inventar e potencializar os processos de criação dos estudantes, por meio da caminhada como forma de ocupar os (entre)lugares do corpo na escola. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to share an aesthetic/aesthetic experience in Art class of a public school in Campinas city , São Paulo, with students in the 9th year of Elementary School, through photography as a possibility for think and recreate the daily life, from actions such as look, walk, dwell, reinvent, dig, sew, write, risk and contaminate as indications for production of images and propositional writings. At the same time, the research also unfolds and investigates the researcher's journeys throughout her teaching career, in her relationship with poetry and photography, in which the writings about the images are also revealed as imagetic texts, as the description also provides elements for the elaboration of other scenarios for experimenting with image and word in the expanded field in process. Therefore, this work aims to contribute to Art Teaching in public school, from the bet between images and words as materialities for produce, make, invent and boost the student’s creative processes, through walking as a way occupy the in-between places the body at school. | - |
Descrição: dc.description | El objetivo de este trabajo es compartir una experiencia estética/estética en el aula de arte de una escuela pública del municipio de Campinas/SP con alumnos del 9º año de la enseñanza primaria, a través de la fotografía como posibilidad de pensar y recrear la vida cotidiana, a partir de acciones como mirar, caminar, habitar, reinventar, cavar, coser, escribir, arriesgar y contaminar como indicaciones para la producción de imágenes y escrituras propositivas. Al mismo tiempo, la investigación también despliega e indaga en los recorridos de la investigadora a lo largo de su carrera docente, en su relación con la poesía y la fotografía, en la que los escritos sobre las imágenes también se revelan como textos imagéticos ya que la descripción también aporta elementos para la elaboración de otros escenarios de experimentación con la imagen y la palabra en el campo expandido en proceso. Por lo tanto, este trabajo pretende contribuir a la enseñanza del arte en las escuelas públicas, a partir de la apuesta entre imágenes y palabras como materialidades para producir, crear, inventar y potenciar los procesos creativos de los alumnos, a través del caminar como forma de ocupar los lugares (intermedios) del cuerpo en la escuela. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia na educação | - |
Título: dc.title | Gestos de criação entre palavras e imagens: poetizar o silêncio, escrever em ruínas | - |
Título: dc.title | Gestos de creación entre imágenes y palabras: poetizar el silencio, escribir en ruinas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: