Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de | - |
Autor(es): dc.creator | Prado, Michelle de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:12:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:12:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/254970 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/254970 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é o resultado da experiência de nossa prática docente em língua portuguesa da rede pública estadual paulista. Trata-se de paródias musicais desenvolvidas por adolescentes para estudo de textos da tipologia argumentar. Somente após findada a passagem didática, revisitando o produto à luz de referencial teórico, constatamos um discurso em muitas destas canções que traz dados sobre a realidade de dentro dos muros escolares, percepções críticas do espaço e de si enquanto membro de um corpo escolar. Em face do exposto, a discussão apresentada será do tipo estudo de caso, dado o caráter de experiência vivida com o pesquisador inserido no contexto e que revisita o material após sua conclusão. Nosso referencial teórico teve por base Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), o qual dialogou com Vygotsky (1996a, 1996b), Kehl (2004), Vargas Gil Souza (2004), Fonseca (2011), entre outros. O objetivo da pesquisa é observar como a paródia pode ser um recurso potente em sala de aula, ampliando o ensino para além do conhecimento de conteúdo e se tornando um repertório político produzido pelos sujeitos que ali se encontram. | - |
Descrição: dc.description | This work is the result of experience taken from our teaching practice in Portuguese classes from the state public schools of São Paulo State. These are musical parodies developed by teenagers to study texts of the argumentative typology. After finishing the didactic sequence, with a review of the product according to the theoretical references, we noticed a discourse in many songs, which provides information about the reality within the school walls, critical perceptions of space and of oneself as a member of a school body. Based on the above, this discussion will be a case study, considering the character of living experience in which the researcher is inside of the context and reviews the material after its conclusion. Our theoretical references were based on Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) who dialogued with Vygotsky (1996), Kehl (2004), Vargas Gil Souza (2004), Fonseca (2011), among others. The objective of the research is to observe how parody can be a powerful resource in the classroom expanding teaching beyond contend knowledge and becoming a political repertoire produced by the subjects who are there. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paródias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parodies | - |
Título: dc.title | Deste lado do muro: juventudes, vozes e manifestos em paródias desenvolvidas em aulas de língua portuguesa | - |
Título: dc.title | From this side of the wall: youth, voices and manifestos in parodies developed in portuguese language classes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: