Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Suely | - |
Autor(es): dc.creator | Botechia, Ariadne | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:05:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:05:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/254804 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://lattes.cnpq.br/1830803992580662 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0009-0001-2026-9264 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/254804 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste relatório técnico-científico é apresentar uma matriz, estruturada na forma de um guia instrucional, que possibilita às organizações, dos mais diferentes setores, programar, realizar e monitorar a acessibilidade para pessoas com deficiência sensorial na comunicação digital nas mídias sociais digitais Instagram, LinkedIn e Facebook. Com a matriz, a ser incorporada no Planejamento Estratégico de organizações, especificamente no capítulo de Marketing, Propaganda e Vendas, busca-se garantir o acesso à informação e à comunicação ― entendido como uma responsabilidade das organizações ―, no momento do planejamento e da publicação de conteúdo para mídias sociais digitais. A matriz visa oferecer parâmetros que permitam aos diferentes tipos de organizações e profissionais orientarem-se na criação e adaptação de seus processos de produção e publicação de conteúdo. A matriz foi desenvolvida a partir da realização de uma pesquisa bibliográfica narrativa, de cunho qualitativo e exploratório. Complementarmente, foi realizada uma observação não-sistemática de perfis nas mídias sociais digitais de três influenciadores da temática da acessibilidade. Os resultados da observação indicaram a importância do espaço digital das mídias sociais digitais para a participação de pessoas com deficiência, e a pesquisa bibliográfica narrativa ofertou o suporte necessário para o desenvolvimento da matriz. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this work is to present a matrix to be incorporated into the Strategic Planning of organizations, specifically in the Marketing, Advertising and Sales chapter, structured in the form of an instructional guide, which enables organizations, from the most different sectors, to program, carry out and monitor accessibility for people with sensory disabilities in digital communication on the digital social networks Instagram, LinkedIn and Facebook. The matrix seeks to guarantee access to information and communication, as a responsibility of organizations when planning content for social networks. The matrix aims to offer parameters that allow different types of organizations and professionals to guide themselves in the creation and adaptation of their content production processes. The matrix was developed by carrying out a narrative bibliographical research, of a qualitative and exploratory nature. In addition, a non-systematic observation of the social media profiles of three influencers on the topic of accessibility was carried out. The results of the observation indicated the importance of the digital space of social networks for the participation of people with disabilities, and the narrative bibliographic research offered the necessary support for the development of the matrix. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência sensorial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano de marketing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matriz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídias sociais | - |
Título: dc.title | Matriz de boas práticas em acessibilidade para inclusão da pessoa com deficiência sensorial na comunicação digital de organizações | - |
Título: dc.title | Matrix of good practices in accessibility for the inclusion of people with sensory disabilities in the digital communication of organizations | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: