Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mesquita, Leonardo | - |
Autor(es): dc.creator | Guerra, Rodrigo Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:42:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:42:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/254771 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/254771 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho traz um estudo de dois protocolos de comunicação para possibilitar o monitoramento e o controle das variáveis edafoclimáticas, limitadas aqui a temperatura, umidade e iluminância no ambiente de uma estufa, 1-Wire e I²C para a aplicação de sensores de temperatura, umidade, iluminância e distância e o acionamento dos atuadores por meio da comparação dos valores adquiridos com os pré-estabelecidos no firmware. A partir da consulta a folhas de dados fornecidas pelos fabricantes dos sensores, artigos e livros foi possível o entendimento do funcionamento dessas tecnologias e de como as variáveis estudadas interferem no desenvolvimento de uma planta. Por fim, foram feitos dois testes para validar a eficiência dos sensores com diferentes valores alvos estabelecidos para o funcionamento dos atuadores, assim como a plotagem das variáveis e dos estados dos relés ao longo do tempo para a visualização. Concluiu-se que o sistema funcionou para o que se propôs, com uma certa limitação, dado o baixo custo dos atuadores. | - |
Descrição: dc.description | In order to monitor and control of edaphoclimatic variables, limited to temperature, humidity and luminosity in a greenhouse environment, this work presents a study of two communication protocols, 1 Wire and I²C for the application of temperature, humidity, luminosity and distance sensors and the activation of actuator by comparing the values acquired with those pre-established in the firmware. By consulting the datasheet s provided by the sensor manufacturers, articles, and books, it was possible to understand how the se technologies work and how the variables studied affect the development of a plant. Finally, two tests were carried out to validate the efficiency of the sensors with different target values establish for the operation of the actuators, as well as plotti ng the variables and states of the relays over time for visualization. It is concluded that the system worked as intended, with a certain limitation, given the low cost of the actuators. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sensores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet das coisas | - |
Palavras-chave: dc.subject | 1-Wire | - |
Palavras-chave: dc.subject | I²C | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estufas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Detectores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sensors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet of things | - |
Palavras-chave: dc.subject | Greenhouse | - |
Título: dc.title | Sistema de monitoramento de estufa | - |
Título: dc.title | Greenhouse monitoring system | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: