
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Maia, Diego Corrêa | - |
| Autor(es): dc.creator | Paixão, Vitória de Barros da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:57:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:57:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/254759 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/254759 | - |
| Descrição: dc.description | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma discussão acerca do ensino de Geografia nos anos iniciais da escola. O enfoque nas disciplinas de Português e Matemática, a falta de formação continuada de professores pedagogos, abstratização dos conceitos fundamentais da Geografia - lugar, paisagem, território-, políticas curriculares e escalas distantes da realidade dos alunos corrobora para uma defasagem na chamada “alfabetização geográfica”. Esse descompasso faz com que o ensino da disciplina se torne sem significado para o aluno, o tornando acrítico à sua realidade sem se enxergar como ferramenta de transformação social e leitura de mundo, além de prejudicar seu aprendizado posteriormente durante sua trajetória escolar dentro da Geografia. O objetivo deste trabalho é mapear essas dificuldades encontradas para a alfabetização geográfica, além de apontamentos para superá-las, por exemplo, a aplicação de conceitos advindos da Geografia da infância e a maior abertura de diálogo entre a Geografia escolar e a acadêmica e o papel do professor nesse processo inicial de ensino-aprendizagem, para isso, a partir da pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico. | - |
| Descrição: dc.description | This Course Conclusion Paper (TCC) presents a discussion about the teaching of Geography in the initial years of school. The focus on the subjects of Portuguese and Mathematics, the lack of continued training of pedagogical teachers, abstraction of the fundamental concepts of Geography - place, landscape, territory -, curricular policies and scales distant from the students' reality contribute to a lag in the so-called “geographical literacy ”. This mismatch makes the teaching of the subject become meaningless for the student, making them uncritical of their reality without seeing themselves as a tool for social transformation and reading the world, in addition to harming their learning later during their school career within Geography. The objective of this work is to map these difficulties encountered in geographic literacy, as well as suggestions for overcoming them, for example, the application of concepts arising from childhood Geography and the greater opening of dialogue between school and academic Geography and the role of the teacher in this initial teaching-learning process, for this, using bibliographical research as a methodological procedure. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anos primários | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Primary years | - |
| Título: dc.title | Geografia nos anos iniciais: os desafios para a alfabetização geográfica | - |
| Título: dc.title | Geography in the early years: the challenges for geographic literacy | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: