Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Assis, Alice | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Guilherme de Oliveira Miranda Pereira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:29:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:29:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/254756 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/254756 | - |
Descrição: dc.description | A concepção deste trabalho foi impulsionada pela insatisfação pessoal do autor em relação às metodologias de ensino empregadas por alguns professores de física em suas aulas. A partir de estudos de referenciais teóricos acerca do Ensino de Física, perceberam-se lacunas no processo educacional existente, que, por vezes, não atende às necessidades individuais dos alunos. Mediante essa problemática, buscou-se verificar a opinião dos alunos sobre a disciplina “física”, por meio de um questionário de caráter quantitativo, contendo 17 perguntas, que utiliza o método de resposta da escala Likert. Tal questionário foi respondido por 32 alunos de uma faculdade estadual de São Paulo, sendo 27 (67,5%) do primeiro ano dos cursos de engenharia e 5 (12,5%) do primeiro ano do curso de matemática, e por 8 (20%) alunos do curso prévestibular cujas atividades são desenvolvidas dentro dessa faculdade. Os resultados apontaram três grupos de respostas: Grupo 1- Respostas coerentes em termos positivos: corresponde aos alunos que responderam a todas as afirmações de forma positiva em relação à qualidade do ensino, de modo que tais respostas corroboraram umas com as outras; Grupo 2- Respostas coerentes em termos negativos: são relativas aos alunos que apresentaram todas as respostas negativas em relação à qualidade do ensino, de modo a corroborar umas com as outras; Grupo 3- Respostas incoerentes: aqui cabem os alunos que foram incoerentes em suas respostas, ou seja, parte das afirmações respondeu de forma positiva para a qualidade do ensino e outra parte negativa para a qualidade do ensino. Mediante os resultados, foi possível inferir que há a possibilidade de que muitos dos alunos respondentes tenham tido aulas de Física com uma boa contextualização, porém com baixa participação dos alunos e com hegemonia da voz do professor. | - |
Descrição: dc.description | The conception of this work was driven by the author's personal dissatisfaction with the teaching methodologies employed by some physics teachers in their classes. Based on studies of theoretical references about Physics Education, gaps were identified in the existing educational process, which at times does not meet the individual needs of students. Faced with this issue, the aim was to assess students' opinions on the "physics" discipline through a quantitative questionnaire containing 17 questions, using the Likert scale response method. This questionnaire was answered by 32 students from a state college in São Paulo, with 27 (67.5%) from the first year of engineering courses and 5 (12.5%) from the first year of the mathematics course, and by 8 (20%) students from the pre-university course whose activities are developed within this college. The results pointed out three groups of responses: Group 1 - Coherent responses in positive terms: corresponds to students who answered all statements positively regarding the quality of teaching, so that such responses corroborated each other; Group 2 - Coherent responses in negative terms: refers to students who gave all negative responses regarding the quality of teaching, thus corroborating each other; Group 3 - Incoherent responses: here belong the students who were inconsistent in their answers, meaning that some statements were answered positively regarding the quality of teaching while others were negative. Based on the results, it was possible to infer that many of the responding students may have had Physics classes with good contextualization, but with low student participation and dominance of the teacher's voice. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | física | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | teaching methodologies | - |
Título: dc.title | Desafios e oportunidades: enfrentando o ensino de física | - |
Título: dc.title | Défis et opportunités : faire face à l'enseignement de la physique | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: