
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Zélia Lopes da | - |
| Autor(es): dc.creator | Lion, Antonio Ricardo Calori de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:37:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:37:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/254731 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/254731 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho discute as relações de gênero entre 1953 e 1963 pela performance transformista de Ivaná no teatro de revista brasileiro. Este estudo de caso é realizado por meio do estudo da persona que era desempenhada pelo artista Yvan Monteiro Damião em teatros e boates da época e o arco temporal está atrelado ao universo teatral: do início de sua carreira no Brasil até seu retorno para a Europa. A investigação partiu do pressuposto de que a sua atuação iniciada na Companhia Walter Pinto provocou múltiplas interpretações de importantes agentes da imprensa. Teoricamente o trabalho se ancorou nas teorias de gênero, sobretudo de Judith Butler e Paul B. Preciado, assim como nas discussões da História Cultural por Roger Chartier. O corpus documental englobou periódicos, fotografias, peças teatrais e programas de peça o que levou a metodologias diversas, como a análise de conteúdos específicos em jornais e revistas, fotografias e espetáculos, além de fontes indiretas como entrevistas. A imprensa do período produziu representações que percorreram a performance de Ivaná como uma criação artística e a trajetória profissional de Yvan Monteiro Damião entre gênero e sexualidade. As interpretações agenciadas na imprensa e na memória histórica tentavam enquadrar e compreender a “natureza” de Ivaná pelas concepções de gênero que detinham, ou seja, numa leitura pela cisheteronormatividade o que ocasionou a ambiguidade sobre Yvan/Ivaná em meio a debates públicos acerca dos papéis de gênero naquele contexto. Isso indica que existia uma mudança em curso acerca da compreensão sobre gênero nas dinâmicas sociais e possibilita o debate sobre identidades em trânsito no campo social. | - |
| Descrição: dc.description | This thesis discusses gender relations between 1953 and 1963 through the female impersonation of Ivaná in Brazilian revue theater. This case study is carried out by the persona performed by artist Yvan Monteiro Damião in theaters and nightclubs of the time, and the chrononyms are tied to the theatrical universe: from the beginning of his career to the event of the show Les Girls. The investigation assumed that his performance, which began at the Walter Pinto Company, provoked multiple interpretations from important press agents. Theoretically, the work was anchored in gender theories, especially those of Judith Butler; and the discussions of Cultural History by Roger Chartier. The documentary corpus encompassed periodicals, photographs, and theatrical pieces, leading to various methodologies, such as the analysis of specific content in newspapers and magazines, photographs, and shows, as well as indirect sources such as interviews. The press of the period produced representations that ran through Ivaná’s performance as an artistic creation and Yvan Monteiro Damião’s professional trajectory between gender and sexuality. The interpretations brokered in the press and historical memory tried to frame and understand Ivaná’s “nature” by the conceptions of gender they held, that is, in a reading by cisheteronormativity, which caused ambiguity about Yvan/Ivaná amid public debates about gender roles in that context. This indicates that there was a change underway regarding understanding gender in social dynamics and allows for debate about identities in transit in the social field. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro de revista | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações de gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transformistas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Yvan Victor Ulysse Monteiro Damião/Ivaná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Revue theater | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gender relations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Female impersonators | - |
| Título: dc.title | O dom de iludir: ambiguidades de gênero em Ivaná no teatro de revista brasileiro (1953-1963) | - |
| Título: dc.title | The gift of ilusion: gender ambiguities in Ivaná in Brazilian revue theater (1953-1963) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: