
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Damian, Ieda Pelógia Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Beatriz Rosa Pinheiro dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:51:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:51:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/254722 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/254722 | - |
| Descrição: dc.description | Sendo o conhecimento um recurso que agrega valor às práticas organizacionais, as instituições de ensino passaram a notar a necessidade de uma estrutura educacional marcada por metodologias de ensino e aprendizagem que encorajassem os indivíduos a construírem conhecimento de modo autônomo e coletivo. Por isso, este estudo busca relacionar e adaptar os métodos ativos de aprendizagem ao contexto organizacional de instituições de ensino superior, consolidando-as com a gestão do conhecimento, partindo-se do pressuposto de que os fundamentos e as peculiaridades dos métodos ativos de aprendizagem podem enriquecer a teoria e a prática da gestão do conhecimento nessas instituições. Portanto, o problema de pesquisa se caracteriza pela seguinte questão: A aplicação de métodos ativos de aprendizagem em contexto organizacional pode contribuir para a maturidade em gestão do conhecimento da organização? O objetivo geral é analisar a transversalidade entre os métodos ativos de aprendizagem e a gestão do conhecimento em instituições de ensino superior. Para tanto, como metodologia, a pesquisa possui natureza qualitativa, é caracterizada como descritiva e exploratória e utiliza a Metodologia Sistêmica Soft para seu desenvolvimento prático, por intermédio da exploração em campo. O universo de pesquisa se constitui em um grupo de quatro instituições de ensino superior e como instrumento de coleta de dados, serão utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas. Para análise e interpretação dos resultados foi empregado o método de análise de conteúdo. Como resultados da pesquisa, foi possível evidenciar que a interligação entre a gestão do conhecimento e os métodos ativos de aprendizagem não apenas otimiza a aquisição e aplicação do conhecimento, mas também emerge como um eficaz meio para elevar a maturidade em gestão do conhecimento nas organizações. As sinergias derivadas desta abordagem não apenas impulsionam a eficiência tanto tática quanto estratégica, mas também modelam uma cultura organizacional que acolhe e promove a aprendizagem contínua, e, consequentemente, a eficácia operacional das organizações. Assim, o modelo de gestão do conhecimento proposto nesta tese não representa apenas um avanço teórico, mas sim uma contribuição tangível para a transformação efetiva das práticas de gestão do conhecimento nas organizações modernas, sobretudo nas instituições de ensino superior. | - |
| Descrição: dc.description | Since knowledge is a resource that adds value to organizational practices, educational institutions began to notice the need for an educational structure marked by new teaching and learning methodologies that encourage individuals to build knowledge in an autonomous and collective way. Therefore, this study seeks to relate and adapt active learning methods to the organizational context, consolidating them with knowledge management, based on the assumption that the foundations and peculiarities of active learning methods can enrich theory and practice. practice of knowledge management in organizations. Therefore, the research problem is characterized by the following questions: How can active learning methods contribute to theoretical and practical consistency in knowledge management? What improvements can knowledge management, based on active learning methods, provide to organizations? The general objective is to analyze the transversality between active learning methods and knowledge management in organizational environments. Therefore, as a methodology, the research has a qualitative nature, is characterized as descriptive and exploratory and uses the Soft systemic methodology for its practical development, through exploration in the field. The research universe consists of a group of four higher education institutions and as a data collection instrument, the semi-structured interview and the questionnaire will be used. For analysis and interpretation of the results, the content analysis method of Bardin will be used. As research results, it was possible to demonstrate that the interconnection between knowledge management and active learning methods not only optimizes the acquisition and application of knowledge, but also emerges as an effective means of increasing maturity in knowledge management in organizations. The synergies derived from this approach not only drive both tactical and strategic efficiency, but also shape an organizational culture that embraces and promotes continuous learning, and, consequently, the operational effectiveness of organizations. Therefore, the knowledge management model proposed in this thesis does not just represent a theoretical advance, but rather a tangible contribution to the effective transformation of knowledge management practices in modern organizations, especially in higher education institutions. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Métodos ativos de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Maturidade de gestão do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise de conteúdo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instituições de ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning methods | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management maturity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Content analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education institution | - |
| Título: dc.title | Transversalidade entre gestão do conhecimento e métodos ativos de aprendizagem em instituições de ensino superior | - |
| Título: dc.title | Transversality between knowledge management and active methods learning in higher education institutions | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: