Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Harryson Júnio Lessa-
Autor(es): dc.creatorSantana, Marcela Lopes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:46:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:46:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/254700-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/254700-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa de doutorado tem por objetivo inventariar os documentos curriculares da Bolívia, em especial os currículos regionalizados das nações guarani (Santa Cruz de La Sierra) e qullana aymara (La Paz), mapeando experiências e discursos constitutivos de tais currículos. Para isso, rastreia nos discursos, as metáforas, as tramas e os vínculos entre currículo, culturas locais e matemáticas presentes nos documentos da Educação Primária Comunitária Vocacional da Bolívia em uma etnografia multilocal. Do cruzamento dos referenciais da Antropologia Crítica com os da Decolonialidade e do Currículo, construo aportes teóricos e rastreio a política de lugar, que reconhece a violência colonial do passado e do presente para geração de novas políticas de conhecimento.-
Descrição: dc.descriptionEsta investigación doctoral tiene como objetivo inventariar los documentos curriculares de Bolivia, especialmente los currículos regionalizados de las naciones guaraní (Santa Cruz de La Sierra) y Qullana Aymara (La Paz), mapeando experiencias y discursos que constituyen dichos currículos. Para ello, rastrea los discursos, metáforas, tramas y vínculos entre currículo, culturas locales y matemáticas presentes en los documentos de la Educación Primaria Vocacional Comunitaria en Bolivia en una etnografía multilocal. Al cruzar los referentes de la Antropología Crítica con los de la Descolonialidad y el Curriculum, construyo aportes teóricos y rastreo la política de lugar, que reconoce la violencia colonial del pasado y del presente para generar nuevas políticas de conocimiento.-
Descrição: dc.descriptionThis doctoral research aims to inventory Bolivia's curricular documents, especially the regionalized curricula of the Guarani (Santa Cruz de La Sierra) and Qullana Aymara (La Paz) nations, mapping experiences and discourses that constitute such curricula. To this end, it traces the discourses, metaphors, plots and links between curriculum, local cultures and mathematics present in the documents of Vocational Community Primary Education in Bolivia in a multi-local ethnography. By crossing the references of Critical Anthropology with those of Decoloniality and the Curriculum, I build theoretical contributions and trace the politics of place, which recognizes the colonial violence of the past and present to generate new knowledge policies.-
Descrição: dc.description---
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia Multilocal-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Primária-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidad-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografía Multilocal-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectEducación Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducación Primaria-
Palavras-chave: dc.subjectDecoloniality-
Palavras-chave: dc.subjectMultilocal Ethnography-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics Education-
Palavras-chave: dc.subjectPrimary Education-
Título: dc.titleMatemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal-
Título: dc.titleOther mathematics in the curricular documents of Bolivia: a multilocal ethnography-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.