Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Harryson Júnio Lessa | - |
Autor(es): dc.creator | Santana, Marcela Lopes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:46:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:46:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/254700 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/254700 | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa de doutorado tem por objetivo inventariar os documentos curriculares da Bolívia, em especial os currículos regionalizados das nações guarani (Santa Cruz de La Sierra) e qullana aymara (La Paz), mapeando experiências e discursos constitutivos de tais currículos. Para isso, rastreia nos discursos, as metáforas, as tramas e os vínculos entre currículo, culturas locais e matemáticas presentes nos documentos da Educação Primária Comunitária Vocacional da Bolívia em uma etnografia multilocal. Do cruzamento dos referenciais da Antropologia Crítica com os da Decolonialidade e do Currículo, construo aportes teóricos e rastreio a política de lugar, que reconhece a violência colonial do passado e do presente para geração de novas políticas de conhecimento. | - |
Descrição: dc.description | Esta investigación doctoral tiene como objetivo inventariar los documentos curriculares de Bolivia, especialmente los currículos regionalizados de las naciones guaraní (Santa Cruz de La Sierra) y Qullana Aymara (La Paz), mapeando experiencias y discursos que constituyen dichos currículos. Para ello, rastrea los discursos, metáforas, tramas y vínculos entre currículo, culturas locales y matemáticas presentes en los documentos de la Educación Primaria Vocacional Comunitaria en Bolivia en una etnografía multilocal. Al cruzar los referentes de la Antropología Crítica con los de la Descolonialidad y el Curriculum, construyo aportes teóricos y rastreo la política de lugar, que reconoce la violencia colonial del pasado y del presente para generar nuevas políticas de conocimiento. | - |
Descrição: dc.description | This doctoral research aims to inventory Bolivia's curricular documents, especially the regionalized curricula of the Guarani (Santa Cruz de La Sierra) and Qullana Aymara (La Paz) nations, mapping experiences and discourses that constitute such curricula. To this end, it traces the discourses, metaphors, plots and links between curriculum, local cultures and mathematics present in the documents of Vocational Community Primary Education in Bolivia in a multi-local ethnography. By crossing the references of Critical Anthropology with those of Decoloniality and the Curriculum, I build theoretical contributions and trace the politics of place, which recognizes the colonial violence of the past and present to generate new knowledge policies. | - |
Descrição: dc.description | -- | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnografia Multilocal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Primária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidad | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnografía Multilocal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación Primaria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decoloniality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multilocal Ethnography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary Education | - |
Título: dc.title | Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal | - |
Título: dc.title | Other mathematics in the curricular documents of Bolivia: a multilocal ethnography | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: