Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra | - |
Autor(es): dc.contributor | Paulo, Rosa Monteiro | - |
Autor(es): dc.creator | Abreu, Silvio Luis Amâncio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:23:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:23:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253809 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253809 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa objetiva evidenciar as inter-relações da Prática Docente e as Tecnologias Digitais no processo de ensino de conceitos matemáticos, considerando-se a perspectiva das Políticas Públicas. Para tanto, é desenvolvida uma investigação norteada pela questão Como, no contexto da pandemia de Covid-19, os professores que lecionam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental estão fazendo uso das Tecnologias Digitais para ensinar matemática? A pesquisa foi realizada segundo a abordagem qualitativa, utilizando-se alguns conceitos de Analise de Conteúdo. Os dados se originam de dois contextos práticos da investigação. O Primeiro Contexto traz um estudo descritivo no qual foi feito um questionário via Google Foms para professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, de escolas municipais pertencentes à Diretoria de Ensino da região de Itu/SP. Os dados oriundos do Questionário subsidiaram a elaboração de questões para a Entrevista Semiestruturada, que compôs o Segundo Contexto da pesquisa. Foram entrevistados sete professores dentre os que responderam ao Questionário e aceitaram ser entrevistados. As entrevistas foram realizadas via Google Meet. Para a análise das entrevistas foram utilizados alguns conceitos da Análise de Conteúdo, em articulação com os autores da literatura, que discutem aspectos das Tecnologias Digitais para o ensino de Matemática, Prática Docente e Políticas Públicas. Da análise resultou duas categorias: “Aspectos das Políticas Públicas na formação do professor no contexto da tecnologia e Aspectos instrumentais” e “Conceituais da prática docente no ensino de matemática com tecnologias”. Nas discussões dos dados pesquisados em contraste com o aporte teórico da pesquisa evidenciamos aspectos da utilização das Tecnologias Digitais e as inter-relações da Prática Docente e as Tecnologias Digitais no processo de ensino de Matemática, considerando-se a perspectiva das Políticas Públicas, no período da pandemia de Covid-19. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to highlight the interrelationships between Teaching Practice and Digital Technologies in the process of teaching mathematical concepts, considering the perspective of Public Policies. The investigation is guided by the question: How, in the context of the Covid-19 pandemic, are teachers who teach mathematics in the final years of Elementary School using Digital Technologies to teach mathematics? The research was guided using a qualitative approach, incorporating some concepts from Content Analysis. Data was collected from two practical research contexts. The First Context involves a descriptive study, utilizing a Questionnaire distributed via Google Forms to mathematics teachers in the final years of elementary school within municipal schools affiliated with the Education Department of the Itu/SP region. The Questionnaire data informed the formulation of questions for Semi-Structured Interviews, constituting the Second Context of the research. Seven teachers, who responded to the questionnaire and agreed to be interviewed, participated in interviews conducted via Google Meet. To analyze the interviews, some concepts from Content Analysis were used, in conjunction with literature on Digital Technologies in mathematics education, Teaching Practice, and Public Policies. This analysis yielded two categories: "Aspects of Public Policies in Teacher Training in the Context of Technology" and "Instrumental and Conceptual Aspects of Teaching Practice in Teaching Mathematics with Technology." In the discussion of the research data in conjunction with theoretical contributions, we emphasize aspects related to the use of Digital Technologies and the interplay between Teaching Practice and Digital Technologies in the Mathematics teaching process. This consideration is framed within the context of Public Policies, particularly during the Covid-19 pandemic. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia de Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 pandemic | - |
Título: dc.title | As inter-relações entre a prática docente e as tecnologias digitais no processo de ensino de Matemática na perspectiva das políticas públicas | - |
Título: dc.title | The interrelationships between teaching practice and digital technologies in the Mathematics teaching process from the perspective of public policies | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: