Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rosell, Fernanda Lopez | - |
Autor(es): dc.creator | Brunelli, Ana Luiza Vila Verde | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:08:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:08:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253786 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253786 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é um relato de experiência realizado durante o ano de 2020, no período da pandemia da COVID-19, com avaliação e aprovação do programa Núcleo de Ensino da PROGrad. Foi desenvolvido por duas estudantes de graduação do Curso de Odontologia da FOAr, sendo uma delas bolsista. Este trabalho advém de uma parceria entre o docente orientador da FOAr com a coordenadora do curso técnico de enfermagem da ETEC Araraquara. O intuito deste relato é ressaltar a importância da interprofissionalidade nos dias atuais, principalmente na área da saúde, a partir da experiência vivida durante este projeto, o qual possibilitou que estudantes do Curso de Odontologia aprendessem e também ensinassem aos estudantes de enfermagem do curso técnico temas sobre saúde bucal, relacionados a prevenção, principalmente para pacientes internados em UTI e, a importância da educação interprofissional na saúde no ambiente hospitalar, neste caso, com foco entre a odontologia e a enfermagem para melhorar a qualidade de atendimento aos pacientes hospitalizados. A experiência vivida neste projeto foi valiosa. Discutimos, em conjunto, como realizar uma observação odontológica, as necessidades de cuidados bucais e enfatizamos a importância da saúde oral na recuperação do paciente, por meio da metodologia ativa. Também aprendi sobre a importância da empatia e da colaboração interprofissional na melhoria do cuidado em saúde. | - |
Descrição: dc.description | This study is an experience report carried out during 2020, during the COVID-19 pandemic, with evaluation and approval by the PROGrad Teaching Center program. It was developed by two undergraduate students from the FOAr Dentistry Course, one of whom was a scholarship holder. This work comes from a partnership between the FOAr faculty advisor and the coordinator of the technical nursing course at ETEC Araraquara. The objective of this report is to emphasize the importance of interprofessionality today, especially in the health area, based on the vivid experience during this project, which enabled students of the Dentistry Course to learn and also teach nursing students of the technical course topics on oral health, related to prevention, mainly for patients admitted to the ICU, and the importance of interprofessional health education in the hospital environment, in this case, with a focus on dentistry and nursing to improve the quality of care for hospitalized patients. The vivid experience in this project was valuable. We discuss, together, how to carry out a dental observation, oral care needs and emphasize the importance of oral health in the patient's recovery, through active methodology. Also about the importance of empathy and learning interprofessional collaboration in improving health care | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas interdisciplinares. Enfermagem. Odontologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary placement. Nursing. Dentistry. | - |
Título: dc.title | Integrando odontologia e enfermagem em ambiente hospitalar: a importância da interprofissionalidade nos dias atuais | - |
Título: dc.title | Integrating dentistry and nursing in a hospital environment: The importance of interprofessionality today | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: