Narrativas de gestores sobre a experiência no Programa Ensino Integral (PEI) do município de Presidente Prudente – SP

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Autor(es): dc.contributorRinaldi, Renata Portela-
Autor(es): dc.contributorFaculdade de Ciências e Tecnologia-
Autor(es): dc.creatorUlloffo, Renan Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:36:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:36:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/253609-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-6865-2107-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253609-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa parte da seguinte questão norteadora de estudo: como se desenvolve a experiência de ingresso e permanência da equipe de gestão escolar (diretor, Coordenador de Organização Escolar e Coordenador de Gestão Pedagógica Geral) no Programa Ensino Integral e quais as condições reguladoras para o desenvolvimento de seu trabalho? Teve como objetivo geral investigar como ocorre a experiência de trabalho e as condições (sociais e materiais) da equipe de gestão escolar que atua em escolas inseridas no Programa Ensino Integral do estado de SP. A investigação ocorreu em três escolas da rede estadual de ensino de São Paulo que aderiam ao Programa Ensino Integral no município de Presidente Prudente. Teve como colaboradores oito membros da equipe de gestão escolar (diretor, Coordenador de Organização Escolar e Coordenador de Gestão Pedagógica Geral). O delineamento metodológico está pautado na abordagem qualitativa, sob a perspectiva da pesquisa (auto)biográfica. A produção do corpus foi realizada a partir de documentos armazenados no banco de dados do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior e do dispositivo da entrevista narrativa. A organização, tratamento, análise e interpretação do corpus foi orientada pela análise interpretativa-compreensiva. Os resultados do estudo apontam que alguns gestores não tinham pretensões em atuar na docência e suas escolhas se deram a partir das condições vividas na época; o início da carreira se deu em cidade longe de suas residências; poucos denotaram que a escolha pela licenciatura como profissão se deu pelo motivo de gostar do curso de ensino superior; a maioria teve o início na docência antes de assumirem como profissionais efetivos por meio do concurso público da rede estadual paulista. O ingresso na gestão escolar ocorreu, para alguns colaboradores da pesquisa inicialmente por meio da função professor coordenador; uma colaboradora assumiu já na função direção de escolar e dois gestores não tiveram contato com a gestão escolar antes de atuar no Programa Ensino Integral. As escolhas pela atuação na gestão escolar estiveram atreladas na busca por melhor remuneração e aos aspectos emocionais. Quanto às experiências na gestão escolar, os trios gestores avaliam como desafiadora, visto as limitações enfrentadas como um apoio pedagógico superficial dos demais profissionais já experientes; a necessidade de demonstrar um bom desempenho profissional; lidar com as próprias necessidades da função, entre outras. Os resultados ainda revelam, quanto a escolha e aos ingressos no magistério e na gestão escolar e no PEI, que existiram situações que mesmo distintas se assemelharam para os diferentes participantes, por exemplo, no que tange ao ingresso no PEI; busca de melhores condições de trabalho (remuneração); reconhecimento de uma possibilidade de um diferencial na qualidade da educação da rede; no fato de o processo de credenciamento e suas etapas de seleção ser vista pela gestão nos anos iniciais do programa como relevante para o ingresso de profissionais mais preparados para atuarem no PEI. Quanto aos aspectos divergentes que influenciaram a escolha de ingressar e permanecer no programa, os profissionais reconhecerem: o fato de possuírem um perfil para atuar na política; um exercício profissional mais focado na escola; uma escola mais organizada e com menor número de alunos e docentes; um descontentamento com a realidade antes da implantação da política; e em posturas mais comprometidas pelo fato estarem em uma única jornada de trabalho. Outros achados também foram reveladores sobre as condições de trabalho oferecidas aos gestores, a exemplo, o tempo foi considerado como essencial para as atividades desenvolvidas; a remuneração oferecida consistiu entre as motivações pela escolha para atuar e permanecer no PEI; tanto o espaço escolar, quanto os recursos oferecidos são avaliados pelas profissionais como satisfatórios para a atuação profissional, todavia, há uma falta e insuficiência de formação continuada para a gestão escolar; baixos recursos financeiros para manter a infraestrutura e propostas pedagógicas; alterações frequente no quadro docente, atrelado ao modelo de avaliação. Ademais, esses últimos foram considerados pontos frágeis e durante a pandemia Covid -19, se exteriorizaram e se demonstram mais latentes sobre as condições de trabalho. Todavia, mesmo diante de alterações sofridas pela proposta do programa desde a sua criação a permanência destes gestores está relacionada as questões de trabalho, ou seja, a remuneração, infraestrutura e ambientes melhores de trabalho do que as demais escolas que não tem o programa implantado. Além disso, aspectos curriculares que impactam no trabalho pedagógico se apresentaram pela ótica dos gestores como positivas para a prática profissional e mais atrativas que as realidades vividas em escolas estaduais da rede regular.-
Descrição: dc.descriptionThis research is based on the following guiding question of the study: how the experience of joining and remaining of the school management team (director, School Organization Coordinator and General Pedagogical Management Coordinator) in the Integral Education Program develops and what are the regulatory conditions for development of your work? Its general objective was to investigate the work experience and conditions (social and material) of the school management team that works in schools included in the Comprehensive Education Program in the state of SP. The investigation took place in three schools in the São Paulo state education network that adhere to the Integral Education Program in the municipality of Presidente Prudente. It had eight members of the school management team as collaborators (director, School Organization Coordinator and General Pedagogical Management Coordinator). The methodological design is based on a qualitative approach, from the perspective of (auto)biographical research. The production of the corpus was carried out based on documents stored in the database of the Teacher Training and Teaching Practices in Basic and Higher Education Research Group and the narrative interview device. The organization, treatment, analysis and interpretation of the corpus was guided by interpretative-comprehensive analysis. The results of the study indicate that some managers had no intention of working in teaching and their choices were based on the conditions they experienced at the time; the beginning of their career took place in a city far from their homes; few indicated that the choice for a degree as a profession was due to the reason that they liked the higher education course; the majority started out teaching before becoming permanent professionals through the public examination of the São Paulo state network. Entry into school management occurred, for some research collaborators, initially through the role of coordinating teacher; One employee has already taken on the role of school director and two managers had no contact with school management before working in the Comprehensive Education Program. The choices to work in school management were linked to the search for better remuneration and emotional aspects. Regarding experiences in school management, the trio of managers consider it challenging, given the limitations faced such as superficial pedagogical support from other already experienced professionals; the need to demonstrate good professional performance; deal with the role’s own needs, among others. The results also reveal, regarding the choice and entry into teaching and school management and the PEI, that there were situations that, despite being different, were similar for the different participants, for example, with regard to entry into the PEI; search for better working conditions (remuneration); recognition of the possibility of a difference in the quality of education in the network; in the fact that the accreditation process and its selection stages are seen by management in the initial years of the program as relevant for the entry of professionals who are more prepared to work in the PEI. Regarding the divergent aspects that influenced the choice to enter and remain in the program, the professionals recognized: the fact that they have a profile to work in politics; a more focused professional practice at school; a more organized school with fewer students and teachers; a dissatisfaction with the reality before the implementation of the policy; and in more compromised postures due to the fact that they work only one day. Other findings were also revealing about the working conditions offered to managers, for example, time was considered essential for the activities carried out; the remuneration offered consisted of the motivations for choosing to work and remain in PEI; Both the school space and the resources offered are evaluated by professionals as satisfactory for professional performance, however, there is a lack and insufficiency of continued training for school management; low financial resources to maintain infrastructure and pedagogical proposals; frequent changes in the teaching staff, linked to the evaluation model. Furthermore, the latter were considered fragile points and during the Covid-19 pandemic, they became externalized and demonstrated to be more latent in working conditions. However, even in the face of changes undergone by the program proposal since its creation, the permanence of these managers is related to work issues, that is, remuneration, infrastructure and better work environments than other schools that do not have the program implemented. Furthermore, curricular aspects that impact pedagogical work were presented by managers as positive for professional practice and more attractive than the realities experienced in regular state schools.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
Descrição: dc.descriptionFAPESP: 2021/10020-5-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Ensino Integral-
Palavras-chave: dc.subjectGestores escolares-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa (auto)biográfica-
Palavras-chave: dc.subjectEntrevista narrativa-
Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectComprehensive Education Program-
Palavras-chave: dc.subjectSchool managers-
Palavras-chave: dc.subject(Auto)biographical research-
Palavras-chave: dc.subjectNarrative interview-
Palavras-chave: dc.subjectComprehensive education-
Palavras-chave: dc.subjectPublic school-
Título: dc.titleNarrativas de gestores sobre a experiência no Programa Ensino Integral (PEI) do município de Presidente Prudente – SP-
Título: dc.titleManagers’ narratives about their experience in the Teaching Program Integral (PEI) of the municipality of Presidente Prudente – SP-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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