Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rocha, João Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Gabriela de Jesus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:33:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:33:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253580 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253580 | - |
Descrição: dc.description | Na odontopediatria as técnicas de manejo comportamental são de suma importância para o controle do medo e da ansiedade no atendimento infantil. Técnicas não farmacológicas como falar-mostrar-fazer, controle de voz, comunicação não verbal, reforço positivo, distração, estabilização protetora, são algumas das maneiras de se obter uma boa colaboração, e êxito na execução de tratamentos, além de formar vínculos entre profissional e criança. Com o passar das gerações, e os seres humanos em constante desenvolvimento e evolução, nota-se que essas técnicas têm se tornado cada vez mais desafiadoras na aplicabilidade clínica. A busca pelos pais e responsáveis por soluções de tratamento tecnológicas, ágeis, e que não gerem traumas e contrariedade para as crianças vem crescendo de forma exponencial. Porém há carência de cirurgiões-dentistas atualizados sobre o manejo do comportamento infantil durante o atendimento odontológico, tornando ainda mais difícil o profissional atender as expectativas dos pais e responsáveis no atendimento. Frente aos desafios no atendimento odontopediátrico, o objetivo desse trabalho foi a realização de 2 manuais de orientações atualizado sobre o manejo do comportamento infantil no atendimento odontológico, a fim de orientar os cirurgiões-dentistas, pais e responsáveis na abordagem da criança durante a rotina clínica. | - |
Descrição: dc.description | In pediatric dentistry, behavioral management techniques are of paramount importance for the control of fear and anxiety in childcare. Non-pharmacological techniques such as talking-showing-doing, voice control, non-verbal communication, positive reinforcement, distraction, protective stabilization, are some of the ways to obtain good collaboration and success in the execution of treatments, in addition to forming bonds between professional and child. With the passing of generations, and human beings in constant development and evolution, it is noted that these techniques have become increasingly challenging in clinical applicability. The search by parents and guardians for technological, agile treatment solutions that do not generate trauma and annoyance for children has been growing exponentially. However, there is a lack of dentists who are up to date on the management of children's behavior during dental care, making it even more difficult for professionals to meet the expectations of parents and guardians in care. In view of the challenges in pediatric dental care, the objective of this study was to develop 2 updated guidance manuals on the management of child behavior in dental care, toguide dentists, parents and guardians in the approach to the child during the clinical routine. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Odontopediatria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia da criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pediatric dentistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child psychology | - |
Título: dc.title | Manejo do comportamento infantil no atendimento odontológico: manual de orientações para abordagem clínica | - |
Título: dc.title | Management of child behavior in dental care: manual of guidelines for clinical approach | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: