
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Campos, Érico Bruno Viana | - |
| Autor(es): dc.creator | Cunha, Letícia Cristine Moreira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:42:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:42:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253546 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253546 | - |
| Descrição: dc.description | A presente dissertação aborda os desdobramentos do cenário atual diante do surgimento e estabelecimento da clínica online - aqui, especificamente, a clínica psicanalítica - e o atendimento de jovens brasileiras vivendo no exterior a partir do intercâmbio Au Pair. Inicialmente foi descrito o histórico recente do surgimento e desenvolvimento da clínica online, seguido da apresentação da modalidade de intercâmbio Au Pair e da literatura específica sobre os possíveis impactos nos sujeitos que emigram. Além da revisão de literatura cara a este campo, as discussões foram ilustradas a partir de breves vinhetas de atendimentos psicoterápicos realizados. Os resultados apontam que os vestígios do colonialismo persistem nas dinâmicas estabelecidas no Au Pair, seja na forma de disparidade entre os membros da família, das condições econômicas, culturais ou de acesso às condições legais do país, trazendo impactos significativos para as intercambistas. Nesse contexto, a psicoterapia mostrou-se como um espaço de sustentação e ressignificação dos processos relativos aos processos de luto e eventos traumáticos vivenciados. | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation addresses the developments of the current scenario in the face of the emergence and establishment of the online clinic - here, especifically, the psychoanalytic clinic - and the care of young Brazilian women living abroad through the Au Pair exchange. Initially, the recent history of the emergence and development of the online clinic was described, followed by the presentation of the Au Pair exchange modality and specific literature on the possible impacts on individuals who emigrate. In addition to the literature review relevant to this field, the discussions were illustrated based on brief vignettes of psychotherapeutic treatments carried out. The results indicate that traces of colonialism persist in the dynamics established in the Au Pair, whether in the form of disparities between family members, economic and cultural conditions or access to the country's legal conditions, bringing significant impacts to exchange students. In this context, psychotherapy proved to be a space bfor supporting and re-signifying processes related to mourning processes and traumatic events experienced. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Au Pair | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicoterapia online | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Migração | - |
| Título: dc.title | Reflexões sobre o intercâmbio au pair a partir da clínica psicanalítica online | - |
| Título: dc.title | Reflections on the au pair exchange from the online psychoanalytic clinic | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: