Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Legendre, Alexandre de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Reversi, Luiz Felipe Campos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:07:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:07:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253451 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253451 | - |
Descrição: dc.description | Existe, atualmente, uma diversa gama de práticas pedagógicas disponíveis para o ensino de ciências, assim como existe uma grande quantidade de investigações acadêmicas acerca de tais práticas e das possibilidades para um ensino de Ciências inovador e efetivo. Contudo, de modo geral, ambos estes estudos e práticas são orientados hegemonicamente por uma perspectiva construtivista, havendo pouca articulação entre as tendências pedagógicas críticas e os componentes curriculares específicos como as Ciências Naturais. Da mesma forma, alguns conteúdos são privilegiados e recorrentes em tais produções, sendo escassa a produção acadêmica de práticas e pesquisas sobre o ensino de determinados conteúdos: como a histologia. Frente a essas lacunas, buscamos realizar um estudo acerca do uso de modelos didáticos no ensino de histologia a partir do referencial da Teoria da Atividade, identificando as potencialidades e limitações do uso de tais modelos a partir de sua aplicação por meio de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem nas aulas de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados foram utilizados para a elaboração de um material instrucional que faça a síntese desse conhecimento produzido e que oriente os professores na produção e aplicação de seus próprios modelos didáticos tridimensionais de baixo custo em Papercraft. | - |
Descrição: dc.description | There is currently a diverse range of pedagogical practices available for teaching science, as well as a large amount of academic investigations about such practices and the possibilities for innovative and effective science teaching. However, in general, both these studies and practices are hegemonically guided by a constructivist perspective, with little articulation between critical pedagogical trends and specific curricular components such as Natural Sciences. Likewise, some contents are privileged and recurrent in such productions, with academic production of practices and research on the teaching of certain content being scarce: such as histology. In view of these gaps, we sought to carry out a study on the use of didactic models in the teaching of histology based on the Activity Theory framework, identifying the potentialities and limitations of the use of such models, based on their application through Situations that Trigger Learning in Science classes in Elementary School. The results were used to prepare a booklet that summarizes this knowledge produced and guides teachers in the production and application of their own low cost teaching models in Papercraft. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vygotsky | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Atividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Papercraft | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic Models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vygotsky | - |
Palavras-chave: dc.subject | Activity Theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Papercraft | - |
Título: dc.title | O uso de modelos didáticos para o ensino de histologia: uma abordagem crítica | - |
Título: dc.title | The use of didactic models for histology teaching: a critical approach | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: