Aspectos da imagem pública da matemática em educação matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal-
Autor(es): dc.creatorSilva, Paulo Eduardo Aquino da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:40:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:40:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/253389-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253389-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de dissertação de mestrado, organizado em formato Multipaper, explora aspectos sobre a Imagem Pública da Matemática e dos Matemáticos (IPM) em Educação Matemática. O trabalho está estruturado em cinco partes: (i) introdução que descreve trajeto acadêmico-pessoal, enuncia objetivo da pesquisa e discute sobre o formato mulipaper; (ii) Paper 1: artigo publicado enfatizando a IPM com foco na produção de vídeos digitais; (iii) Paper 2: capítulo de livro publicado com foco em IPM e aspectos artísticos no ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental; (iv) Paper 3: artigo completo publicado em Anais de congresso com foco na construção de algumas IPM atuais relacionadas ao Movimento da Matemática Moderna; (v) conclusão e alinhamento entre os trabalhos de maneira generalizada e organizada. Este trabalho contribui com discussões específicas sobre a temática IPM em Educação Matemática, destacando alguns elementos acerca do uso de tecnologias digitais e das artes.-
Descrição: dc.descriptionThis master's thesis, organized in Multipaper format, explores aspects of the Public Image of Mathematics and Mathematicians (IPM) in Mathematics Education. The work is structured in five parts: (i) introduction that describes the academic-personal journey, states the research objective and discusses the multipaper format; (ii) Paper 1: article published focusing on IPM with a focus on digital video production; (iii) Paper 2: published book chapter focusing on IPM and artistic aspects in teaching mathematics in the early years of Elementary School; (iv) Paper 3: full article published in Conference Proceedings focusing on the construction of some current IPM related to the Modern Mathematics Movement; (v) conclusion and alignment between work in a generalized and organized manner. This work contributes to specific discussions on IPM in Mathematics Education, highlighting some elements regarding the use of digital technologies and the arts.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCapes:001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectImagem pública da matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento da matemática moderna-
Palavras-chave: dc.subjectExperiências estéticas na matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPublic image of mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectModern mathematics movement-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetic experiences in mathematics-
Título: dc.titleAspectos da imagem pública da matemática em educação matemática-
Título: dc.titleAspects of the public image of mathematics in mathematics education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.