Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Paulo Eduardo Aquino da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:40:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:40:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253389 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253389 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de dissertação de mestrado, organizado em formato Multipaper, explora aspectos sobre a Imagem Pública da Matemática e dos Matemáticos (IPM) em Educação Matemática. O trabalho está estruturado em cinco partes: (i) introdução que descreve trajeto acadêmico-pessoal, enuncia objetivo da pesquisa e discute sobre o formato mulipaper; (ii) Paper 1: artigo publicado enfatizando a IPM com foco na produção de vídeos digitais; (iii) Paper 2: capítulo de livro publicado com foco em IPM e aspectos artísticos no ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental; (iv) Paper 3: artigo completo publicado em Anais de congresso com foco na construção de algumas IPM atuais relacionadas ao Movimento da Matemática Moderna; (v) conclusão e alinhamento entre os trabalhos de maneira generalizada e organizada. Este trabalho contribui com discussões específicas sobre a temática IPM em Educação Matemática, destacando alguns elementos acerca do uso de tecnologias digitais e das artes. | - |
Descrição: dc.description | This master's thesis, organized in Multipaper format, explores aspects of the Public Image of Mathematics and Mathematicians (IPM) in Mathematics Education. The work is structured in five parts: (i) introduction that describes the academic-personal journey, states the research objective and discusses the multipaper format; (ii) Paper 1: article published focusing on IPM with a focus on digital video production; (iii) Paper 2: published book chapter focusing on IPM and artistic aspects in teaching mathematics in the early years of Elementary School; (iv) Paper 3: full article published in Conference Proceedings focusing on the construction of some current IPM related to the Modern Mathematics Movement; (v) conclusion and alignment between work in a generalized and organized manner. This work contributes to specific discussions on IPM in Mathematics Education, highlighting some elements regarding the use of digital technologies and the arts. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Capes:001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem pública da matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento da matemática moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiências estéticas na matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public image of mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modern mathematics movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aesthetic experiences in mathematics | - |
Título: dc.title | Aspectos da imagem pública da matemática em educação matemática | - |
Título: dc.title | Aspects of the public image of mathematics in mathematics education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: