Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Landim, Paula da Cruz | - |
Autor(es): dc.creator | Fengler, Isabelle Barros Hashimoto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:29:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:29:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/253376 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/253376 | - |
Descrição: dc.description | O projeto de conclusão de curso consistiu na criação de uma linha de mobiliário composta por uma mesa de centro, uma estante, uma rack, uma luminária e um sofá. Inspirados nas experiências vivenciadas ao longo do ano, as peças foram projetadas para evocar a sensações e sentimentos vinculadas a cada ano da graduação da autora (2018 - 2022). Procurei utilizar o número de ouro para estabelecer proporções e explorar materiais como aço, madeiras e tecidos. Foi escolhida uma peça para manufatura (prototipagem real) que se desenvolveu na Oficina de Madeira da UNESP Bauru e na oficina equipe Pac Baja, buscando a reutilização de materiais de desmanche. Considerando os requisitos do projeto, que abrangiam a criação de peças essenciais, o trabalho atingiu significativamente suas metas. Destaca-se a importância da prototipagem no design de produtos para ajustes práticos. Limitações temporais e a natureza do projeto conduzido por uma única pessoa levaram a deixar alguns planos futuros em suspenso, como pesquisa de percepção do público e aprimoramento técnico em detalhes específicos de design. No geral, o processo de desenvolvimento foi considerado gratificante, proporcionando aprendizados em habilidades técnicas e de gestão de design, essenciais para projetos futuros pessoais e profissionais. | - |
Descrição: dc.description | The course completion project involved the creation of a furniture line comprising a coffee table, a bookshelf, a TV stand, a lamp, and a sofa. Inspired by the experiences throughout the year, the pieces were designed to evoke sensations and feelings linked to each year of the author's undergraduate studies (2018-2022). The use of the golden ratio to establish proportions and the exploration of materials such as steel, wood, and fabrics were key design principles. One piece was selected for physical prototyping, which took place in the Wood Workshop at UNESP Bauru and the Pac Baja team workshop, emphasizing the reuse of salvage materials. Considering the project's requirements, which encompassed the creation of essential pieces, the work significantly achieved its goals. The importance of prototyping in product design for practical adjustments was emphasized. Time constraints and the nature of a project led by a single person resulted in deferring some future plans, such as audience perception research and technical refinement of specific design details. Overall, the development process was considered rewarding, providing insights into technical skills and design management, essential for future personal and professional projects. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design de mobiliário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art Decó | - |
Palavras-chave: dc.subject | História pessoal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem 3D | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de estar | - |
Título: dc.title | Uma viagem pela graduação narrada através do design de mobiliário | - |
Título: dc.title | Traveling through college's years using furniture design | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: